Trabalho E Educação No Curso Técnico Em Agropecuária Do Cefet – Januária-Mg: Rompendo Modelos De Ensino – Cláudio Roberto Ferreira Mont’Alvão

Trabalho E Educação No Curso Técnico Em Agropecuária Do Cefet – Januária-Mg: Rompendo Modelos De Ensino – Cláudio Roberto Ferreira Mont’Alvão
Acessar

Resumo:

O presente trabalho teve todo o embasamento teórico-prático de qual modelo de Sistema de Ensino seria o melhor no que tange a preparação dos alunos do Cefet-Januária; com competência para atuar no mercado de trabalho; no sentido de proporcionar mudanças no quadro em que se encontra atualmente a agropecuária da região; reconhecidamente de subsistência. O trabalho aconteceu de forma bem participativa; onde usamos questionários fechados e entrevistas específicas; envolvendo alunos; ex-alunos; professores e ex-professores que permearam os vários Sistemas de Ensino pelos quais o Cefet-Januária já passou e pelo adotado atualmente. Foi lida uma vasta literatura sobre o tema “Trabalho e Educação”; já que a proposta do nosso trabalho está focada no tema “Trabalho e Educação no Curso Técnico em Agropecuária do Cefet-Januária-MG: Rompendo Modelos de Ensino”. O foco da nossa pesquisa foi sobre qual modelo de ensino seria o melhor para a formação do profissional Técnico em Agropecuária; se o modelo em que o aluno tinha suas aulas práticas usadas também como mão-de-obra barata; voltada para a produção (portanto usadas excessivamente) ou o modelo atual; em que as aulas práticas seriam apenas usadas para o ensino-aprendizagem mas que; na maioria das vezes; não acontece. Esperamos que esse trabalho venha contribuir para a mudança de paradigma necessária para que estejamos realmente formando profissionais competentes e que atendam à necessidade rural da nossa região.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRRJ/EDUCAÇÃO AGRÍCOLA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.25 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: