Trabalho E Educação: A Formação Profissional Na Perspectiva Do Senac De São Paulo – José Carlos Damasceno

Trabalho E Educação: A Formação Profissional Na Perspectiva Do Senac De São Paulo – José Carlos Damasceno
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Resumo:

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educacionais. Seu objetivo é investigar como se deu a apropriação pelo SENAC-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) da reforma da educação profissional ocorrida na década de 1990, em sua organização educacional. Utilizamos como campo de pesquisa o SENAC de São Paulo, em razão de sua representatividade educacional em volume de oferta e quantidade de títulos de cursos Técnicos oferecidos. O portfólio do SENAC-SP no ano de 2000, apresentava nas doze áreas de conhecimento em que atuava, trinta e três títulos e 82.345 clientes matriculados. Nossa hipótese de pesquisa parte da premissa de que os processos de compreensão das reformas educacionais da década de 1990 apresentaram, no SENAC–SP, momentos de embate entre os responsáveis pela apropriação inicial e sua efetiva prática educacional e que tais embates decorrem em grande parte da forma como se dá a mediação entre os pressupostos da reforma e a cultura institucional. Assim a pesquisa pretende apresentar elementos que possam ajudar na compreensão de como a apropriação das reformas educacionais são delineadas por processos dinâmicos marcados por especificidades institucionais.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNINOVE/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 640.07 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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