Trabalho Docente: Uma Análise Da Produção Do Gt Trabalho E Educação Da Anped – Daniele Rorato Sagrillo

Trabalho Docente: Uma Análise Da Produção Do Gt Trabalho E Educação Da Anped – Daniele Rorato Sagrillo
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Resumo:

A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Este estudo teve suas motivações em dois ramos interligados; a atuação profissional e a formação acadêmica. O tema central da pesquisa é o Trabalho Docente; o objetivo que direcionou a busca investigativa consiste em analisar a produção acadêmica das reuniões anuais da ANPED; mais especificadamente; do GT 09 – Trabalho e Educação; no período de 1998 a 2008; sobre o entendimento do trabalho docente; em nível de educação básica; diante do reordenamento do mundo do trabalho; de modo a verificar o caráter práxico desta produção. A fundamentação teórica que dá bases ao estudo tem aporte no Materialismo Histórico e Dialético; por julgarmos ser uma importante ferramenta teórica; pois possibilita o entendimento da tensão entre capital e trabalho; compreensão essa necessária para analisarmos criticamente o contexto atual. Tomamos como referência o trabalho (docente) como categoria ontológica. Tal perspectiva nos permite entender que é através dela; e de sua capacidade mediadora das relações sociais; que o ser humano constrói as condições necessárias a sua existência; produzindo a si mesmo em relação a outros seres humanos. Essa concepção nos permite; por outro lado; compreender a natureza alienada do trabalho abstrato; sendo este; sob a perspectiva do capitalismo; entendido como sinônimo de venda da força de trabalho. Para a realização da pesquisa foram utilizados os preceitos da pesquisa qualitativa. O resultado desta análise nos mostrou que existe uma polissemia no GT Trabalho e Educação no que diz respeito ao entendimento de trabalho docente. A representatividade desses estudos; em nível de educação básica; no GT é pouco expressiva. Foi evidenciado maior número de estudos relacionados à temática educação profissional. Os trabalhos da coleta empírica; em sua grande maioria; resgatam a categoria de conteúdo – trabalho – como central nas análises realizadas. Podemos constatar que os trabalhos selecionados para a análise estão comprometidos com uma perspectiva teórica calcada no materialismo histórico dialético; tendo trabalhos importantes na área. No entanto evidenciamos a pouca dimensão práxica da produção analisada. Palavras-chave: Educação; Trabalho Docente; Mundo do Trabalho.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 589.35 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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