Trabalho Docente: Um Estudo Sobre A Experiência De Uma Escola Municipal De Ensino Fundamental – Ciclo I – 2001-2004, Em São Paulo – Rosana Cerqueira Dias

Trabalho Docente: Um Estudo Sobre A Experiência De Uma Escola Municipal De Ensino Fundamental – Ciclo I – 2001-2004, Em São Paulo – Rosana Cerqueira Dias
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Resumo:

Esta pesquisa tem como objetivos analisar e avaliar a ação coletiva docente no cotidiano escolar, numa unidade da rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 2001 a 2004. Indaga-se como essas ações são constituídas, a quem se dirigem, como é a sua estrutura, qual o seu impacto, quais as dificuldades e os resultados. Investiga-se também o espaço de horário coletivo enquanto espaço de constituição da identidade docente e de efetivação do trabalho coletivo. Para atingir esses objetivos, foi narrada e analisada a experiência de trabalho coletivo vivenciada por um grupo de professoras de uma escola municipal no bairro de Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, que atende a uma clientela de alunos de baixa renda (há grande porcentual de moradores de uma favela da região). O grupo compõe-se de nove professoras e uma coordenadora pedagógica, que desenvolveram em horário coletivo de trabalho um projeto denominado Projeto Cidadania – uma questão de Inclusão Social. Esta dissertação aborda algumas questões importantes do trabalho do grupo que mostram os limites e as possibilidades de uma ação coletiva numa escola pública. Discute-se a viabilidade de organizar o trabalho coletivo, por exemplo, por meio de um projeto pedagógico, apontando os entraves institucionais e os próprios indivíduos que dificultam essa forma de atuação. O trabalho coletivo é problematizado a partir das categorias de Trabalho, Ação Coletiva, Identidade Coletiva, Cotidiano Escolar e Cultura. Considerando a questão central da pesquisa, utiliza-se como procedimento de investigação a análise de documentos e a realização de entrevistas com as professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olívia Irene B. Silva, no período citado. Consideram-se as condições específicas e a singularidade do trabalho coletivo docente e se estabelece um diálogo com as professoras. A pesquisa conclui que, apesar de o grupo ser constituído de professoras com histórias de vida, experiências de formação e trabalho, tempo de profissão, etc. diferenciados, foi capaz de imprimir uma identidade coletiva que levou ao planejamento e execução de uma ação coletiva dentro da unidade escolar. Por meio dessa ação, o trabalho escolar foi repensado na direção da superação das dificuldades de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do ciclo I. Afinal, efetivou-se uma ação que agregou propósitos e intencionalidades comuns. Entre os principais resultados obtidos, destacam-se inúmeras aprendizagens do grupo investigado sobre participação, tomada de decisões, colaboração entre pares, troca de conhecimentos e mudança na prática pedagógica.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNINOVE/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 724.57 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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