Trabalho Docente E Conhecimento – Kátia Cristina Dambiski Soares

Trabalho Docente E Conhecimento – Kátia Cristina Dambiski Soares
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Resumo:

Esta pesquisa buscou diagnosticar e analisar; num período histórico determinado (1998-2007); em textos da literatura especializada na área da pesquisa em Educação; como tem sido entendido o trabalho docente e questões a ele correlatas – suas funções; formação; profissionalização; competências e saberes. Trata-se; portanto; de averiguar o conteúdo teórico-metodológico dos textos referentes aos trabalhos e pôsteres apresentados nas reuniões anuais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) nos grupos de trabalho Formação de Professores (GT 08) e Trabalho e Educação (GT 09). Tomamos como referência teórica o conceito de trabalho nas relações sociais capitalistas (conforme Marx; Lukács; Bhaskar; Duayer e Saviani). Destacamos a partir de pesquisas recentes algumas tendências: o empobrecimento da noção de conhecimento; a valorização da epistemologia da prática e o enaltecimento das competências na formação dos trabalhadores de modo geral e dos docentes; em particular. Apresentamos os delineamentos e repercussões destes três eixos; fortemente presentes nas políticas; na literatura e nas práticas do trabalho docente no país. No desenvolvimento do trabalho se discute em que sentido; os termos “formação”; “profissionalização” e “trabalho docente” se relacionam hoje: a “profissionalização”; articulada a uma determinada concepção de competência; calcada na experiência imediata; no saber/fazer; favorece o fortalecimento de uma concepção de formação de professores que secundariza a necessidade da compreensão dos fundamentos teóricos; epistemológicos e ontológicos; que embasam o trabalho docente. Afirmamos que a difusão de uma compreensão pragmática; praticista do trabalho docente; colabora para constituir um docente desintelectualizado; contribuindo para que a preocupação com a apropriação e socialização do conhecimento científico/elaborado; seja cada vez menor no interior das escolas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.18 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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