Trabalho Docente: De Portas Abertas Para O Cotidiano De Uma Escola Prisional – Elizabeth De Lima Gil Vieira

Trabalho Docente: De Portas Abertas Para O Cotidiano De Uma Escola Prisional – Elizabeth De Lima Gil Vieira
Acessar

Resumo:

Esta dissertação visa analisar os saberes; interações e competências utilizadas pelos professores no contexto diferenciado de uma escola prisional. Considera-se que o espaço de realização do trabalho apresenta especificidades tanto em relação às condições para o exercício da atividade; quanto ao “objeto” de trabalho; o sujeito privado de liberdade. As análises desenvolvidas nesse estudo se apóiam em material empírico produzido junto a dez professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Escola Henrique de Sousa Filho; Henfil; localizada no Complexo Penitenciário de Bangu; na Penitenciária Vicente Piragibe e nos estudos de Maurice Tardif; Claude Lessard; Jacques Therrien e Phillippe Perrenoud sobre o saber da experiência; as interações no espaço escolar e trabalho docente Trabalhamos com alguns princípios da Ergonomia e da Ergologia; que têm como objeto a análise das situações de trabalho; utilizando como instrumentos de coleta de dados entrevistas individuais; observações e registros em um diário de campo. Procuramos; entre outras questões; perceber que tipos de movimentos são feitos pelos professores; as atividades que realizam diante das imprevisibilidades do meio; em uma escola situada em cárcere. Os resultados apontam que; embora a prática docente se dê em ambiente insalubre e inconstante; junto a um grupo de alunos; por vezes; emocionalmente comprometido; os professores exercem sua função com satisfação; mesmo apontando as lacunas da formação inicial; a ausência de políticas públicas destinadas à educação prisional e o impacto das normas da prisão sobre a pessoa e o trabalho do(a) professor(a). Constatou-se um investimento pessoal do profissional de ensino que atua nas escolas prisionais como forma de diminuir o hiato existente entre a prescrição e a atividade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC-RIO/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 596.95 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: