Trabalho Do Professor Com O Uso Do [email protected] Educacional: Inserção Das Novas Tecnologias – Maria Aparecida Martins

Trabalho Do Professor Com O Uso Do Chat@ Educacional: Inserção Das Novas Tecnologias – Maria Aparecida Martins
Acessar

Resumo:

Em virtude do aumento da demanda por novas tecnologias de informação e comunicação na atividade educacional, o objetivo desta pesquisa foi o de verificar, como um professor representou em texto e, pelo texto, seu próprio “agir” ao ministrar aulas com o uso do chat educacional. Os textos analisados foram produzidos por uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino, na posição de observadora-participante das aulas-chat. Obtivemos dois diferentes tipos de textos que relatam o trabalho já executado ou ainda a ser realizado. Denominamos os documentos de “diário-reflexivo” e “depoimento transcrito”. O primeiro, elaborado de forma escrita e o segundo, produzidos oralmente, gravados e posteriormente transcrito pela pesquisadora. Para a análise dos textos recorremos ao Interacionismo Sociodiscursivo representado por Bronckart (2007), incluindo os procedimentos desenvolvidos por Machado & Bronckart (2004). Com o foco no trabalho docente, também buscamos aportes teóricos da Ergonomia da Atividade (Saujat, 2004; Amigues, 2004; Faïta, 2004) e da Clínica da Atividade (Clot, 1999/2006). Os procedimentos metodológicos incluíram a interpretação do contexto de produção, levantamento das características globais dos textos, a determinação do gênero textual, os tipos de discurso, observação das instâncias enunciativas com a identificação das vozes, e mais detalhadamente uma análise dos segmentos representativos do “agir” da professora em situação de trabalho. Observamos que o trabalho dessa profissional é representado no texto por um caráter interacional e instrumental, que envolve um agir linguageiro, um agir com instrumentos e também um agir mental com a observação de capacidade, motivos e intenções. Em relação ao seu agir com o uso do instrumento “chat”, verificamos que ela manifesta um processo de apropriação desse novo instrumento. Concluímos que a professora demonstrou evolução no curso de seu agir e apresentou mudanças significativas que puderam ser interpretadas por intermédio de suas condutas observáveis, relatadas em seus textos. O fato demonstra que, após a assimilação dos “modelos de agir” disponíveis no seu meio social, e da observação de experiências vividas ela elaborou um processo de re-configuração desses modelos, realizando mudanças em seu agir linguageiro.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 2.68 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: