Tornar-Se Professor Formador Pela Experiência Formadora: Vivências E Escritas De Si – Maria De Fátima Pinheiro Carrilho

Tornar-Se Professor Formador Pela Experiência Formadora: Vivências E Escritas De Si – Maria De Fátima Pinheiro Carrilho
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Resumo:

A tese toma como objeto de estudo a trajetória de formação um grupo de professores formadores; que contam como se tornaram orientadores de memoriais de formação (trabalho final do Curso Normal Superior – IFESP/RN). Do ponto de vista teórico-metodológico; adotamos a abordagem qualitativa e a perspectiva etnometodológica. O objetivo central é descrever como os participantes concebem o caminho percorrido e a sua situação de formação. Participaram da pesquisa 32 professores formadores; correspondendo a 78% do quadro docente da instituição. As fontes da pesquisa compreendem oito histórias de vida; 32 fichas de contextualização dos participantes; documentos oficiais; entrevistas com consultoras do projeto de implantação do IFESP. A análise das falas dos participantes revela que para a maioria dos formadores a função de orientador dos memoriais exige além do aprofundmento dos saberes docentes adquiridos; “outros saberes” inclusive sensibilidade e intuição. Os resultados põem em evidência que a formação do professor formador percorre; simultaneamente; dois caminhos: o primeiro é o da experiência vivenciada com seus orientandos e colegas na prática cotidiana; a qual vai se aprimorando ao longo dos anos; o segundo é caminho de retorno à universidade; onde o professor formador dará continuidade aos seus estudos pós-graduados. Assim; admitem que o saber ser orientador se faz no cruzamento dessas duas ordens de saberes no exercício da orientação dos memoriais; com repercussões positivas para a constituição de sua nova identidade como professor formador. Concluimos que em sua trajetória; os professores formadores articulam o campo da experiência prática e o campo teórico-metodológico; mas essa articulação implica um novo vínculo com a sua própria humanidade; o que lhes permite dar um novo sentido às aprendizagens; habilidades para apoiar o aluno na descoberta de si mesmo e; nesse processo; descobrirem; o que constitui a sua identidade de professores formadores e orientadores.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRN/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 606.95 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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