Tornando-Me Professora De Ciências Com Alunos Indígenas Kaiowá E Guarani – Maria Aparecida De Souza Perrelli

Tornando-Me Professora De Ciências Com Alunos Indígenas Kaiowá E Guarani – Maria Aparecida De Souza Perrelli
Acessar

Resumo:

Um dos desafios enfrentados pela escola indígena na atualidade é o da formação de professores para o ensino em uma escola específica; diferenciada; intercultural e bilíngüe. Parte dessa questão refere-se à importância de formar formadores desses professores. Este trabalho teve por objetivo compreender como ocorreu o meu processo de formação para o ensino de ciências naturais no Projeto Ara Verá – curso de formação de professores indígenas kaiowá/guarani de Mato Grosso do Sul. Para tanto; optei or fazer uma narrativa da minha experiência nesse contexto. Essa opção se ancora no movimento que adota a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica; pois admite que a formação do professor também se dá na experiência e que esse processo deve ser investigado. A narrativa foi concebida como uma viagem aberta a reflexões e a diferentes teorizações; cada uma recrutada a seu tempo; em função dos desafios apresentados. Para conduzir-me nas reflexões; utilizei como ponto de partida os registros que fiz da minha atuação no Projeto e; por meio deles; transitei por entre três movimentos confluentes e interpenetrantes: o re-conhecimento de mim mesma; dos Kaiowá/Guarani e dos nossos modos de conhecer e interpretar o mundo. Nesse percurso formativo; fui aprendendo a nos conhecer como sujeitos históricos; com visões de mundo distintas e com vontade de tornar as aulas de ciências naturais em contextos de encontro entre culturas; de troca de saberes e de influências recíprocas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/BAU/EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 20.25 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: