Toria Rough Sets E Análise De Correlação Canônica: Aplicação Na Avaliação De Recursos Tecnológicos Do Ensino Básico – Maria Ivete Basniak

Toria Rough Sets E Análise De Correlação Canônica: Aplicação Na Avaliação De Recursos Tecnológicos Do Ensino Básico – Maria Ivete Basniak
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Resumo:

Atualmente todos os setores da sociedade têm passado por mudanças em função do uso das novas tecnologias. Assim, a fim de melhorar a qualidade do ensino no Estado do Paraná, diversos recursos têm sido implantados. Todas as escolas do Estado do Paraná dispõem atualmente de laboratórios de informática, os professores têm acesso a um portal educacional onde podem realizar pesquisas a fim de melhorar suas aulas, e onde podem colaborar com a produção de material. Foi implantado em cada sala de aula uma TV Multimídia e todos os professores receberam um pendrive com capacidade de 2 Gb para preparar suas aulas e incorporar os recursos disponíveis no Portal Dia-a-dia e internet por meio da TV Multimídia. Produções dos professores são sistematizadas em Objetos de Aprendizagem Colaborativo (OACs) e produção de aulas (FOLHAS), que são disponibilizados no Portal Dia-a-dia Educação. As melhores produções passam a fazer parte do livro didático público do Paraná, que é disponibilizado aos alunos e professores do Ensino Médio. Os professores em geral são convidados a participarem de capacitações presenciais, semipresenciais e a distância, onde tem oportunidade de apropriarem-se de tais recursos, de trocarem experiências com outros professores e de encontrar subsídios para aprimorar seus conhecimentos e, consequentemente, suas aulas. Podem ainda contar com assessorias in loco nas escolas realizadas pelas Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTEs) para auxiliá-los na utilização e implementação desses recursos em suas aulas. Surge então a necessidade de avaliação desses novos procedimentos metodológicos e administrativos a fim de verificar se o objetivo inicial foi de fato alcançado e também uma forma de melhorar continuamente a qualidade do ensino. Assim, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar a correlação existente entre a disponibilidade e acesso aos recursos tecnológicos nas escolas e colégios estaduais do NRE de União da Vitória e o desempenho dos alunos e a prática docente dos professores. Essa avaliação foi feita através da análise de correlação canônica. Foi aplicada também a Teoria de Rough Sets, que permite a redução de variáveis e a geração de regras de decisão através das quais se tem uma visão mais clara da opinião dos professores em relação à classificação desses recursos em relação a sua prática pedagógica, verificando a importância atribuída a esses recursos pelos professores dos estabelecimentos de ensino, como indispensáveis, necessários ou desnecessários em suas práticas pedagógicas. Isto foi possível graças à construção de um banco de dados a partir das informações obtidas com a aplicação de um questionário aos professores. Os resultados apontam para a alta correlação entre os dois grupos de variáveis, recursos tecnológicos implantados e indicadores de qualidade na educação e para o fato da maioria dos professores considerarem tais recursos necessários à sua prática pedagógica.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPR/MÉTODOS NUMÉRICOS EM ENGENHARIA
  • Área de Conhecimento: MATEMÁTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.78 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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