Todo Caminho Dá Na Venda : A Influência Do Comércio De Varejo Nas Transformações Físicas Do Espaço Urbano : Os Bairros Do Recife, Santo Antônio E São José 1970-2006 – Maria De Lourdes Carneiro Da Cunha Nóbrega

Todo Caminho Dá Na Venda : A Influência Do Comércio De Varejo Nas Transformações Físicas Do Espaço Urbano : Os Bairros Do Recife, Santo Antônio E São José 1970-2006 – Maria De Lourdes Carneiro Da Cunha Nóbrega
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Resumo:

Através do desenvolvimento desta pesquisa procura-se demonstrar a seguinte tese: que a dinâmica do comércio de varejo presente nas áreas históricas; em face da conservação dessas áreas; gera o dualismo – aceleração e descaracterização – nas transformações morfológicas desses espaços urbanos. A tese é demonstrada em face da ambivalência presente na atual ocupação exclusivamente comercial de áreas instituídas; por lei municipal; como sítios históricos nos bairros do Recife; Santo Antonio e São José; na cidade do Recife. Este dualismo se apresenta quando as atividades do comércio de varejo presentes nos sítios históricos ao mesmo tempo em que usam e dinamizam essas áreas históricas; também contribuem para descaracterização arquitetônica desses sítios; que deveriam ser legalmente preservados. Os estudos que compõem esta pesquisa apresentam a relação da atividade comercial com o processo histórico de formação da cidade; na qual; atualmente; estão configurados espaços públicos e edificações de uso exclusivamente comercial. Os estudos demonstram a estreita relação entre o uso comercial e a formação dos espaços urbanos nas áreas instituídas; a partir dos anos 1970; como sítios históricos. Descreve-se a inserção das atividades de varejo no processo de desenvolvimento da cidade; as quais; ao longo do tempo; apresentaram-se de diversas formas: lojas; comerciantes de rua;mercados públicos; shoppings; etc. Os espaços de comércio são revelados em suas várias formas de integração à configuração formal da cidade. Considerando o período compreendido desde a institucionalização das áreas históricas; anos 1970; até o ano de 2006; as pesquisas realizadas apresentam as principais modificações exercidas pelo uso da atividade do comércio de varejo; na arquitetura dos espaços urbanos dos sítios históricos em estudo; modificações estas que geralmente se constituem como ações descaracterizadoras desses sítios. As descaracterizações identificadas na arquitetura do espaço urbano são compreendidas pelos estudos pertinentes ao marketing varejista. O marketing estabelece funções para o comércio de varejo e visa atrair o consumidor através de estratégias de vendas; as quais incluem a modificação do espaço físico comercial. O comércio de varejo que integrou e auxiliou na constituição do espaço histórico desde a sua formação passa assim; a partir do século XX;com suas novas estratégias a descaracterizá-lo. Por fim; objetivando através do desenvolvimento desta tese a preservação e o restauro dos sítios históricos estudados; a partir dos estudos realizados são estabelecidos parâmetros para a utilização dos espaços urbanos e edificações que abrigam a atividade comercial.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPE/DESENVOLVIMENTO URBANO
  • Área de Conhecimento: PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 21.45 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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