Tipologia E Caracter�Sticas Dos Estabelecimentos Escolares Brasileiros – Cezar Augusto Cerqueira

Tipologia E Caracter�Sticas Dos Estabelecimentos Escolares Brasileiros – Cezar Augusto Cerqueira
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Resumo:

O objetivo central deste tese � a constru��o de uma tipologia para os estabelecimentos escolares brasileiros; a partir de um amplo conjunto de informa��es sobre a infra-estrutura oferecida; entre outros aspectos. Uma outra dimens�o investigada foi a efic�cia escolar; tendo como principal interesse verificar sua distribui��o segundo os perfis anteriormente gerados. Em uma etapa anterior foi constru�da uma tipologia para os munic�pios brasileiros; existentes em 2000; cujo resultado principal foi um indicador sint�tico de aspectos multivariados dos mesmos; utilizado na constru��o da tipologia das escolas; como representante de aspectos do ambiente no qual as mesmas est�o inseridas. Em ambos os casos foi utilizado o m�todo Grade of Membership que estima a probabilidade de uma categoria l; de uma vari�vel j; pertencer ao perfil extremo k; simultaneamente ao grau de pertin�ncia de cada escola ou munic�pio a cada perfil extremo k gerado. O processo de constru��o das tipologias; complementado pela an�lise descritiva; descortinaram v�rios horizontes; revelando a fragilidade; as car�ncias e lacunas de um sistema educacional; permeado por desigualdades na distribui��o dos recursos escolares. A constru��o da tipologia das escolas revelou tr�s perfis extremos: o primeiro de escolas pequenas; rurais; com prec�rias condi��es de infra-estrutura e com indicadores deficientes em termos de efic�cia escolar. Em outro extremo encontrou-se um perfil de condi��es opostas; com grandes escolas; urbanas; com boas condi��es de infra-estrutura e bons indicadores de efic�cia. Um terceiro perfil ficou em uma posi��o de transi��o entre os dois primeiros. Foram ainda delineados perfis mistos a partir dos escores de pertencimento aos perfis extremos encontrados. Preocupa o fato de que a grande maioria das escolas aderiu ao perfil de prec�rias condi��es de infra-estrutura; quadro agravado pelas disparidades regionais.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMG/DEMOGRAFIA
  • Área de Conhecimento: DEMOGRAFIA
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2004
  • Tamanho: 3.62 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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