Tinha Uma Leitura No Meio Do Caminho: Formação Do Aluno-Leitor – Luciana Guedes Guimarães

Tinha Uma Leitura No Meio Do Caminho: Formação Do Aluno-Leitor – Luciana Guedes Guimarães
Acessar

Resumo:

Pesquisa sobre a formação de alunos-leitores a partir de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e o incentivo à leitura literária nas escolas. Através de uma visão histórica do ensino da leitura e da literatura nas instituições escolares; o papel da escola é evidenciado; ao longo do tempo; como espaço por excelência de aprendizagem; valorização e consolidação da leitura. O Estudo de caso e a análise da mediação pedagógica do ensino da expressão oral e escrita na Fundação Osório são a base para entender a leitura como um caminho que possibilita a cidadania; a reflexividade e uma atitude consciente diante da vida. O trabalho faz também referência aos sentidos da leitura; à prática da subjetividade que envolve a leitura prazerosa e à importância do professor na formação do aluno-leitor. Por fim; apresenta os resultados da pesquisa realizada que fornece subsídios para o enriquecimento e o desenvolvimento da instrumentação da leitura reflexiva como prática diária em nossas instituições escolares.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRJ/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 452.55 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: