Theodoro De Moraes (1877 – 1956): Um Pioneiro Do Ensino Da Leitura Pelo Método Analítico No Brasil – Bárbara Cortella Pereira

Theodoro De Moraes (1877 – 1956): Um Pioneiro Do Ensino Da Leitura Pelo Método Analítico No Brasil – Bárbara Cortella Pereira
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Resumo:

Nesta dissertação de mestrado; apresentam-se os resultados da pesquisa vinculada às linhas ¿Alfabetização¿ e ¿Ensino de Língua Portuguesa¿; do Grupo de Pesquisa e do Projeto Integrado de Pesquisa ¿História do ensino de língua e literatura no Brasil¿; ambos coordenados pela professora Maria do Rosário Longo Mortatti. Com os objetivos de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil e para a compreensão de um importante momento da história do ensino da leitura em nosso país; focaliza-se a proposta para o ensino da leitura pelo método analítico defendida pelo professor paulista Theodoro Jeronymo Rodrigues de Moraes (1877- 1956); conforme apresentada nos textos de sua autoria; que integram o corpus escolhido para análise: o livreto A leitura analytica (1909); o documento oficial Como ensinar leitura e linguagem nos diversos annos do curso preliminar (1911) e dos seguintes livros didáticos destinados ao ensino da leitura a crianças: Meu livro: primeiras leituras de accôrdo com o methodo analytico (1909); Meu livro: segundas leituras de accôrdo com o methodo analytico (1910?); Sei lêr: leituras intermediárias (1928); Sei lêr: primeiro livro (1928) e Sei lêr: segundo livro (1930). Mediante abordagem histórica; centrada em pesquisa documental e bibliográfica desenvolvida por meio da utilização de procedimentos de localização; recuperação; reunião; seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema; classificaram-se os textos do corpus em ¿tematização¿; ¿normatização¿ e ¿concretização¿ e analisou-se a configuração textual de cada um deles; a qual consistiu em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seus sentidos: necessidades e finalidades a que respondiam; características do autor e dos leitores a quem se destinavam; condições históricas e sociais de produção e aspectos temáticos; conteudísticos; estruturais e formais. Essa análise possibilitou constatar que a atuação profissional e a produção escrita do professor Theodoro de Moraes representam sua pioneira e incansável defesa do método analítico para o ensino da leitura; nas primeiras décadas do século XX; tendo influenciado gerações de educadores e alunos até; pelo menos; a década de 1950; no Brasil.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNESP/MAR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 18.57 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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