Textura Musical: Forma E Metáfora – Caio Nelson De Senna Neto

Textura Musical: Forma E Metáfora – Caio Nelson De Senna Neto
Acessar

Resumo:

Foi proposto; a partir do exame de diversos trechos do repert?rio da m?sica de concerto; uma abordagem da forma estruturada sobre a an?lise textural. Os exemplos cobrem um amplo per?odo hist?rico; do Barroco ao Contempor?neo. A hip?tese; sob a qual foi desenvolvida essa proposi??o; ? que por textura musical compreenda-se a percep??o imagin?ria de um espa?o sonoro; em constante muta??o; formado pelas alturas envolvidas na trama e individuado por elementos diversos; tais como ag?gica; din?mica e timbre. Nesse contexto; foram estudadas quatro obras compostas; por diferentes compositores; durante as d?cadas de 80 e 90 do s?culo XX: D?sordre de Gy?rgy Ligeti (Hungria); Talla de Andres Alcalde (Chile); Contrastes de Marisa Rezende (Brasil) e O jardim das veredas que se bifurcam de Caio Senna (Brasil). Sugere-se uma rela??o importante entre configura??o textural e controle da forma. Com esse estudo; espera-se poder contribuir para o desenvolvimento do ensino da composi??o. Foi proposto, a partir do exame de diversos trechos do repertório da música de concerto, uma abordagem da forma estruturada sobre a análise textural. Os exemplos cobrem um amplo período histórico, do Barroco ao Contemporâneo. A hipótese, sob a qual foi desenvolvida essa proposição, é que por textura musical compreenda-se a percepção imaginária de um espaço sonoro, em constante mutação, formado pelas alturas envolvidas na trama e individuado por elementos diversos, tais como agógica, dinâmica e timbre. Nesse contexto, foram estudadas quatro obras compostas, por diferentes compositores, durante as décadas de 80 e 90 do século XX: Désordre de György Ligeti (Hungria), Talla de Andres Alcalde (Chile), Contrastes de Marisa Rezende (Brasil) e O jardim das veredas que se bifurcam de Caio Senna (Brasil). Sugere-se uma relação importante entre configuração textural e controle da forma. Com esse estudo, espera-se poder contribuir para o desenvolvimento do ensino da composição.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIRIO/MÚSICA
  • Área de Conhecimento: ARTES
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 4.82 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: