Textos Visuais Em Exercícios De Livros Didáticos – Rosana De Paiva Lima

Textos Visuais Em Exercícios De Livros Didáticos – Rosana De Paiva Lima
Acessar

Resumo:

Com o avanço da tecnologia e, em particular, com o advento da internet, novas formas de interação têm sido impostas ao homem contemporâneo, inclusive no espaço escolar. Apesar dos diferentes recursos tecnológicos de que a escola dispõe, tais como televisão,computador, dvd, classmate, quadro interativo etc., o livro didático (LD) ainda ocupa papel central no cenário escolar brasileiro, devido a sua importante função na construção dos conhecimentos. Elegemos como objetivos dessa pesquisa investigar quais textos visuais são mais recorrentes na seção de atividades e verificar com quais funções são utilizados nos exercícios, atentando para as marcas lingüísticas (palavras, expressões), nos enunciados, que remetem para o texto visual. Escolhemos para compor o corpus da nossa pesquisa, livros didáticos de 5ª série do Ensino Fundamental das disciplinas de Português, Matemática, História e Ciências. Organizamos esta dissertação em três capítulos. O capítulo I – Noção de língua, texto, gênero textual e Multimodalidade explicita e amplia a noção de língua, texto, gênero textual e Multimodalidade que norteiam nossa pesquisa. O capítulo II A imagem em manuais didáticos: um percurso histórico – analisa a centralização do LD em sala de aula e traça um percurso histórico do investimento do Governo brasileiro e das editoras na atualização dos LDs e analisa como a inserção da imagem nos LDs está em sintonia com as novas tecnologias. O capítulo III – O que fazem os textos visuais na seção de atividades dos livros didáticos verifica os dados, a partir da Teoria da Multimodalidade, apresenta a descrição dos textos visuais presentes nos exercícios, verifica e analisa as funções dos textos visuais nos livros em análise. Constatamos que os textos visuais mais recorrentes na seção de atividades são: o desenho, a fotografia e o mapa . O desenho foi mais encontrado no livro de Matemática, a fotografia e o mapa foram mais recorrentes no livro de História. Em relação à utilização desses textos, concluímos que no livro de História, o mapa e a fotografia são recursos utilizados na seção de atividades como base para a resolução de exercícios. Verificamos ainda que o desenho é utilizado no LD de Matemática com duas funções: como base para resolução de exercícios e como adorno dos enunciados/exercícios. Diferente do que acontece com o livro de Ciências, em que as ilustrações orientam o aluno na resolução dos exercícios, auxiliando-o na construção do conhecimento.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPE/LETRAS
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 11.90 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: