Textos Autênticos Em Aulas De Língua Inglesa Analisando O Seu Uso No Contexto Da Escola Pública. – Eliane Lopes Rosa De Oliveira

Textos Autênticos Em Aulas De Língua Inglesa Analisando O Seu Uso No Contexto Da Escola Pública. – Eliane Lopes Rosa De Oliveira
Acessar

Resumo:

Esta pesquisa, de base etnográfica, visa a investigar alguns aspectos que envolvem o ensino de leitura em língua inglesa por meio de textos autênticos, na rede pública, partindo de minha experiência como docente neste contexto. Embasando o trabalho serão considerados postulados teóricos referentes à questão da autenticidade de textos em língua inglesa, bem como concepções teóricas de leitura e aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A autenticidade na sala de aula de línguas é um tema complexo, sobretudo no que diz respeito à própria conceituação do termo “autêntico”. Esta pesquisa, de auto-análise, objetiva, portanto, problematizar o conceito e analisar a utilização desse tipo de material no desenvolvimento da leitura no campo da aprendizagem de línguas. Os instrumentos de pesquisa do presente estudo compreendem gravações de aulas em vídeo, notas de campo da professora-pesquisadora, depoimentos dos aprendizes-participantes, questionários e entrevistas. A análise dos dados, triangulados, sugere, por meio das reações manifestadas pelos alunos e pela professora-pesquisadora, que a exploração de textos autênticos em aulas de leitura em língua inglesa, observados alguns aspectos como a análise de necessidades na escolha do tema e também a negociação de significados no momento da leitura, pode contribuir para um ensino mais significativo e coerente com a realidade dos aprendizes, nesse contexto específico. Assim, considerando que o processo de ensino e aprendizagem constitui-se de elementos outros que não apenas o material didático em si, fatores cruciais nesse processo são pressupostos, como a formação crítica e reflexiva do professor e suas concepções de leitura, as contribuições dos aprendizes, bem como o teor das atividades propostas.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFU/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2005
  • Tamanho: 691.00 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: