Texto Literário E Oralidade: A Relevância Da Leitura No Ensino De Língua Materna – Luciano Maia Da Costa

Texto Literário E Oralidade: A Relevância Da Leitura No Ensino De Língua Materna – Luciano Maia Da Costa
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Resumo:

Este trabalho está situado na área de Estudos de Linguagem – Ensino e Aprendizagem de Língua Materna – e busca refletir sobre a relação entre os trabalhos com a oralidade propostos por documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais – e o trabalho oral que se poderia realizar com o texto literário em sala de aula; a fim de levar o aluno a produzir e interpretar textos orais; cujas finalidades comunicativas e cognoscitivas sejam mais elaboradas. O fato de a compreensão do texto ainda se encontrar enraizada em uma perspectiva confusa nos bancos escolares confirmam a idéia de que a oralidade vem sendo uma modalidade negligenciada pelos professores de língua materna; que; quando necessitados de informações sobre o assunto; recorrem aos PCN de Língua Portuguesa e lá se confundem com a falta de objetividade dos documentos e sua linguagem pouco inteligível. Com a finalidade de entender como proceder efetivamente com a prática da oralidade em sala de aula; recorremos ao texto literário (o “texto por excelência”; conforme a teoria coseriana) para ressaltar que; muitas vezes; ele tem sido usado fundamentalmente como pretexto para o ensino da metalinguagem da palavra e da frase. Discute-se; ainda; que o distanciamento do aluno do texto literário está associado a algumas novas maneiras de leitura; em que se evidencia a profusão de gêneros textuais. Além disso; julgamos ser imprescindível que se faça; desde a educação infantil; um trabalho efetivo com a oralidade; explorando o aspecto criativo da linguagem.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFF/LETRAS
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.91 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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