Texto Artístico Pictural E Texto Lingüístico Escrito: Um Diálogo Intertextual Em Sala De Aula – Simone Terenciano Elias Francischetti

Texto Artístico Pictural E Texto Lingüístico Escrito: Um Diálogo Intertextual Em Sala De Aula – Simone Terenciano Elias Francischetti
Acessar

Resumo:

Esta Dissertação esta situada na vertente sócio-cognitiva da Análise Crítica do Discurso de linha Anglo-Saxônica, e tem por objetivo geral contribuir para a reflexão sobre o ensino da Língua também como parte integrante do ensino de Arte. São objetivos específicos: 1. verificar, no momento atual, o aproveitamento do aluno pala leitura de uma obra de arte, 2. examinar o aproveitamento do aluno pela leitura de uma obra de arte, através da sua produção textual escrita, 3. analisar as dificuldades existentes tanto para leitura da obra de Arte quanto para a produção escrita em língua portuguesa, ao observar como um acontecimento social pode ser transformado em discurso imagético, desta forma ser também compreendido, interpretado e reconstruído em língua. A pesquisa realizada está delimitada aos textos-produtos de alguns alunos do Ensino Médio de determinada Escola Pública de São Paulo. Entende-se que há uma interrelação entre as categorias analíticas Sociedade, Cognição e Discurso, pois cada uma se define pela outra. Tem-se por hipótese que há estratégias sócio-interacionais que garantem a interação discursiva entre o texto imagético e o observador. O material de análise foi coletado em uma Escola Estadual da Zona Sul de São Paulo como atividade pedagógica da aula de Arte. O método de análise foi teórico-analítico para tratar dos segmentos selecionados e inter-relacionados em ambos os discursos – imagético e escrito. Os resultados obtidos indicam que: 1) as estratégias de leitura de imagem apresentam uma variável social, relativas às cognições sociais e à compreensão das funções dos elementos que a compõem, 2) as diferentes construções textuais dos alunos, analisadas por sua completude, intertextualidade e informatividade, apresentam uma série de dificuldades, 3) as dificuldades apresentadas para a leitura da obra de arte estão relacionadas aos elementos gráfico-composicionais e suas funções na mensagem do artista, e, as relacionadas ao processo de escrita, apresentam desde problemas de construção estrutural e coesiva do texto a dificuldades ortográficas primárias. Esta dissertação, ao tratar da relação arte-visual e enunciado lingüístico, indica novas perspectivas para continuidade desta investigação a fim de dar conta da leitura descritiva, da leitura formal e da leitura interpretativa.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/LÍNGUA PORTUGUESA
  • Área de Conhecimento: LETRAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 34.15 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: