Software Educativo Na Prática De Ensino: Confluências E Divergências Conceptuais E Implicações Didáticas – Flávia Lamounier Gontijo

Software Educativo Na Prática De Ensino: Confluências E Divergências Conceptuais E Implicações Didáticas – Flávia Lamounier Gontijo
Acessar

Resumo:

O presente trabalho tem o objetivo de analisar as possíveis repercussões nas situações didáticas quando se utiliza software educativo como recurso pedagógico. Foi adotada a hipótese de que a confluência entre a perspectiva didático-pedagógica do professor e a dimensão conceptual de um programa SE provocaria repercussões na situação didática, além de alterar a prática pedagógica do professor. A pesquisa utilizou o estudo de caso como método de pesquisa, servindo-se de observações de aulas na sala de informática, entrevistas com professores, coordenadores e alunos, além de análise do material de apoio ao professor que acompanha o software educativo. Os referenciais teóricos escolhidos basearam-se nas perspectivas tecnológica, didático-pedagógica, sobretudo, na didática da matemática da linha francesa, e metodológica. Os resultados apontam para dimensão interativa nos ambientes da sala de informática durante a utilização do software educativo, independentemente das condutas docentes e das confluências e divergências entre as concepções do programa e as dos professores. Os alunos se organizaram e realizaram as atividades de maneira mais autônoma, sem necessitarem da condução dos professores. Eles demonstraram interesse pelas tarefas e envolvimento com as mesmas durante o tempo de aula na sala de informática. Foi possível perceber, a partir das observações em sala e das entrevistas, alteração no contrato didático pré-estabelecido. Os alunos tornaram-se mais responsáveis por suas tarefas e, consequentemente, por suas aprendizagens. O professor deixou seu lugar de controlador da dinâmica didática, ao não centralizar as atenções, discussões e ações dos alunos durante todo o tempo em sala de aula.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: CEFET/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 3.05 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: