Sobre A Passagem Do Estudo De Função De Uma Variável Real Para O Caso De Duas Variáveis – Roberto Seidi Imafuku

Sobre A Passagem Do Estudo De Função De Uma Variável Real Para O Caso De Duas Variáveis – Roberto Seidi Imafuku
Acessar

Resumo:

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de verificar as dificuldades e saberes manifestados por estudantes relativos à transição do estudo das funções de uma variável para o caso de duas; no que diz respeito às variáveis dependentes e independentes e à interdependência entre elas; ao domínio e o gráfico; à relação entre o gráfico do domínio e o gráfico da função e; também quais manifestações são reveladas no estudo das derivadas parciais de primeira ordem. Para isso; elaboramos dois questionários fundamentados na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval; os quais foram aplicados a estudantes do quarto e quinto semestre de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade particular da grande São Paulo. O primeiro questionário foi aplicado a alunos do quarto semestre e possibilitou; além de uma primeira análise das dificuldades; verificar a pertinência das questões; bem como a adequação dos enunciados. Foi constatado que algumas questões necessitavam de uma reestruturação e; também; que era necessário o acréscimo de novas questões; o que contribuiu na elaboração do questionário definitivo; que foi aplicado a estudantes do quinto semestre. Esta pesquisa revelou algumas dificuldades que os alunos apresentam quando estudam as funções de duas variáveis; como: a não compreensão do sistema de eixos 3D; a falta de clareza na determinação e representação do domínio da função; a dificuldade em realizar a conversão do registro da língua natural para o algébrico em situações contextualizadas; a confusão entre o registro gráfico do domínio e da função; e os obstáculos para a interpretação do gráfico de uma função de duas variáveis; dificuldades estas que se refletem negativamente no estudo das derivadas parciais. Os registros de representação semiótica se mostraram uma eficaz ferramenta para a explicitação dos saberes e da complexidade que o estudo de funções de duas variáveis representa para os alunos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
  • Área de Conhecimento: MATEMÁTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 3.67 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: