Situação Do Aluno Surdo Em Classe Regular Na Ótica De Professores De Algumas Disciplinas Do Ensino Médio De Uma Escola Estadual De São Paulo – Elisabete Aparecida Pinto Polidoro

Situação Do Aluno Surdo Em Classe Regular Na Ótica De Professores De Algumas Disciplinas Do Ensino Médio De Uma Escola Estadual De São Paulo – Elisabete Aparecida Pinto Polidoro
Acessar

Resumo:

A inclusão de alunos surdos em salas comuns tem aumentado consideravelmente. Essas pessoas que antes eram excluídas da escola regular; hoje fazem parte dela. Saber como o professor enfrenta esse desafio; como desenvolve seu trabalho em sala de aula; que meios utiliza para mediar o conhecimento e que apoio recebe para participar do processo de inclusão; foi o objetivo desta investigação. Fundamentou-se nos referenciais teóricos de autoridades no assunto; dentre as quais Masini; Mazzotta; Moura; Rosa & Rosa. O procedimento metodológico foi basicamente qualitativo; baseado nas diretrizes de Ludke e André. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo oito perguntas abertas; cujas respostas constituíram o referencial para analisar as condições do aluno surdo nas interações cotidianas da sala de aula. Foram organizados oito quadros; confeccionados a partir de categorias definidas pelas questões do questionário e das respostas dos entrevistados. Os dados mostraram que; na ótica dos professores do Ensino Médio da rede regular de ensino; por falta de informações; falta de apoio especializado e falta de uma política educacional centrada no atendimento adequado aos alunos surdos; as condições oferecidas a tais não propiciam sua inclusão escolar.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UPM/DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO
  • Área de Conhecimento: PSICOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 476.81 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: