Sistemas Digitais Como Mediadores Dos Processos Cognitivos E De Aprendizagem: Impacto Nas Relações Sociais – Laércio Anselmo Ferreira

Sistemas Digitais Como Mediadores Dos Processos Cognitivos E De Aprendizagem: Impacto Nas Relações Sociais – Laércio Anselmo Ferreira
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Resumo:

A dissertação trata dos mecanismos pelos quais os sistemas digitais, como instrumentos de mediação, interferem nos processos cognitivos e de aprendizagem, com conseqüente impacto nas relações sociais. Como propõem pensadores das tecnologias da inteligência e dos sistemas de informação, tais como Pierre Lévy, John Searle, João Teixeira, Vilém Flusser, Richard Sennett. Michel Foucault e Gilles Deleuze, por exemplo, tais sistemas estão alterando o modo de pensar, aprender e agir das pessoas, fazendo notar também mudanças nas relações de poder que surgem no discurso de uma nova sociedade de controle que se efetiva por meio dos sistemas digitais. Pode-se falar, assim, num novo campo de forças, com características pertinentes à sua contemporaneidade, sutilmente incorporada ao discurso tecno-científico. No entendimento dos processos cognitivos e de aprendizagem, encontramos na teoria sócio-histórica, proposta por Lev Vygotsky, e nas pesquisas de Jean Piaget, as premissas que lançam luz ao desenvolvimento humano, culminando com aquisição da linguagem. É graças a esta aquisição que o indivíduo atinge seu ápice com a capacidade de generalizar e de abstrair. A análise e a interpretação dos dados, tendo como referencial os experimentos de Alexandre Luria, apontam para possíveis elementos que conectam os sistemas digitais, como geradores de signos, aos processos cognitivos e de aprendizagem, já que o uso destes sistemas implica numa crescente capacidade de abstração e uso de silogismos tão prementes num mundo codificado

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA E DESIGN DIGITAL
  • Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 505.06 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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