Sistemas De Unidades Padrão Escolar – Upec – Marco Aurélio Ferreira Da Silva

Sistemas De Unidades Padrão Escolar – Upec – Marco Aurélio Ferreira Da Silva
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Resumo:

O tema abordado, SISTEMA DE UNIDADES PADRÃO ESCOLAR – UPEC, possui como objetivo a criação de unidades prediais escolares, projetadas para apoiar o ensino público primário e secundário. A principal característica onde se apoia todo o sistema, é sua flexibilidade. As unidades escolares são viabilizadas e construídas, a partir de um estudo de dimensionamento e classificação em função da demanda local, à época de sua implantação. Daí serem superadas em capacidade, em alguns casos, em curto espaço de tempo. O Sistema proposto permite o crescimento das edificações, habilitando-as para a ampliação do número de usuários existente. A transformação das edificações através da ampliação de suas instalações físicas faz-se de forma natural, sem prejuízo do aspecto formal e sem interromper as atividades escolares durante o período letivo, uma vez que não interfere de forma direta nos espaços existentes. Concebido no sistema estrutural metálico, dado à sua afinidade com os objetivos de nossa proposta, contempla principalmente os seguintes itens: · Flexibilidade · Baixo custo de implantação · Rapidez na execução da obra · Facilidade de transporte · Desmonte e locomoção com reaproveitamento · Possibilidade de industrialização · Adaptabilidade ao terreno As unidades escolares, denominadas UPECs, classificam-se segundo o número de salas de aula, que pode variar de 4 a 16. Os crescimentos foram previstos caso a caso de acordo com a categoria de cada edificação. A viabilidade do sistema construtivo metálico foi analisada pela USIMINAS, que se posicionou de forma favorável ao projeto apresentado.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFOP/ENGENHARIA CIVIL
  • Área de Conhecimento: ENGENHARIA CIVIL
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 1997
  • Tamanho: 3.84 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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