Sistema Para Apoio Ao Ensino De Ginecologia E Obstetrícia, Através Da Resolução De Casos Clínicos – Ana Paula Rodrigues

Sistema Para Apoio Ao Ensino De Ginecologia E Obstetrícia, Através Da Resolução De Casos Clínicos – Ana Paula Rodrigues
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Resumo:

A apresentação de casos clínicos é um dos principais pontos do ensino da medicina através da metodologia PBL – Problem Based Learning. A premissa para a utilização desta metodologia é oferecer aos estudantes possibilidade de vivenciarem antecipadamente o dia a dia de sua futura profissão. Porém mesmo com todo o investimento realizado pelas Universidades as seguintes necessidades são identificadas por parte dos estudantes: aplicar os conhecimentos adquiridos em outras situações problema, estruturar o raciocínio no sentido de construir hipóteses diagnósticas para solucionar problemas. Para os tutores existe a dificuldade de avaliação individual dos estudantes uma vez que resolução do caso é construída pelo grupo em sala de aula. No sentido de apoiar este processo de ensino aprendizagem, apresenta-se esta dissertação a qual possui como objetivo principal estudar e implementar um sistema, na plataforma Internet, para apoio ao ensino de Medicina no Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Para sua construção foram analisados os ciclos de vida na produção de software (engenharia de software) para a seleção do mais adequado à situação problema. Os trabalhos foram iniciados com a avaliação da viabilidade do acesso à Internet e o interesse dos estudantes em um sistema de apoio que oferecesse a possibilidade de resolver outros casos clínicos de ginecologia. Em seguida, iniciou-se o desenvolvimento da ferramenta com a classificação de exercício e prática, com a preocupação em criar uma interface de fácil utilização, adequada aos métodos de ensino aplicados na PUCPR. A ferramenta foi utilizada por uma amostra de estudantes do nono período do curso de Medicina, os quais puderam analisar: a facilidade de utilização considerada por 90% dos estudantes como fácil. A adequação ao método de estudo também foi analisada sendo que 95% da amostra considerou que a ferramenta os estimulou a raciocinar sobre o caso e, 65% dos estudantes apontou que o caso resolvido na ferramenta, apresentou o mesmo grau de dificuldade que o discutido no tutorial.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/PR/TECNOLOGIA EM SAÚDE
  • Área de Conhecimento: MEDICINA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 2.07 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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