Processos Colaborativos E Interacionais De Construção Do Conhecimento Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem – Patricia Ribeiro Vasconcellos

Processos Colaborativos E Interacionais De Construção Do Conhecimento Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem – Patricia Ribeiro Vasconcellos
Acessar

Resumo:

A presente pesquisa tem por objeto os processos colaborativos e interacionais de construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. Discute a formação humana em ambientes virtuais de aprendizagem numa perspectiva democrática. Parte da análise do homem que se quer formar para transformar a atual sociedade capitalista desigual numa sociedade mais igualitária. Sob este aspecto; analisa-se também a educação que se faz necessária. Como todo esforço dialético; traz à tona algumas contradições que serão importantes para a melhor compreensão da atualidade e para a busca de caminhos alternativos. Por fim; analisa a Educação Online como caminho democrático de educação; destacando indicativos para o desenvolvimento de uma proposta que privilegie os processos colaborativos e interacionais de construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. A metodologia usada é o Estudo de Caso; em uma perspectiva longitudinal e qualitativa; com abordagem sócio-histórica. A coleta de dados envolveu a observação participante e a análise documental. O tratamento dos dados utiliza a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a educação online; pautada em processos colaborativos e interacionais de construção do conhecimento; além de mais democrática é mais eficaz em relação à aprendizagem que o ensino a distância mais tradicional; de perspectiva instrucional. Além disso; apontam seis indicativos fundamentais para a elaboração de propostas de educação online: o conceito claro de educação online; a consciência de que as tecnologias são do homem e como tal podem favorecer a emancipação humana; a profissionalização docente; a integração dos saberes docentes; a importância da configuração do AVA; e a necessidade de práticas pedagógicas que alternem trabalho autônomo com trabalho colaborativo

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UERJ/POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA
  • Área de Conhecimento: POLÍTICAS PÚBLICAS
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 6.21 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: