Processo De Compartilhamento De Conhecimento Organizacional No Tce-Pb À Luz Das Teorias Sociotécnica E De Criação De Conhecimento – Aldacilene Sobreira De Medeiros Souza

Processo De Compartilhamento De Conhecimento Organizacional No Tce-Pb À Luz Das Teorias Sociotécnica E De Criação De Conhecimento – Aldacilene Sobreira De Medeiros Souza
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Resumo:

No mundo globalizado; de concorrência acirrada e mudanças constantes; o conhecimento é considerado um importante ativo organizacional. Por este motivo; várias organizações têm investido em estratégias ligadas à Gestão do Conhecimento; notadamente; no que tange à criação; armazenamento; disseminação e utilização do conhecimento socialmente elaborado. Vale ressaltar; entretanto; que o conhecimento reside na cabeça das pessoas e que; no contexto organizacional; sua geração só se torna possível a partir da interação entre os diversos atores sociais. Assim; muito mais do que o investimento em equipamentos e sistemas informatizados; uma gestão do conhecimento efetiva requer a existência de um ambiente propício ao compartilhamento do conhecimento. Neste sentido; o presente estudo analisou o processo de compartilhamento do conhecimento no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba à luz das Teorias de criação de conhecimento e sociotécnica. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa e o tipo de pesquisa caracterizou-se como estudo de caso; com um enfoque exploratório e descritivo. Os dados foram coletados por meio de questionários e tratados através do uso do pacote estatístico SPSS e das análises de conteúdo e documental. O estudo apontou que o compartilhamento do conhecimento dentro da organização pesquisada ocorre de forma não sistematizada e que; não obstante aos investimentos em tecnologia da informação; faltam ações que possibilitem a criação de um contexto adequado a constante criação do conhecimento Organizacional. Também ficou constatada a pertinência dos princípios da Teoria sociotécnica em relação aos preceitos da Teoria de criação do conhecimento organizacional; dependendo apenas de ma apropriada releitura e necessário ajuste de tais princípios.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFPB/J.P./ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 812.65 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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