Portais Colaborativos E Educação Matemática No Ensino Médio: Uma Avaliação De Atributos E Características De Portais Colaborativos – Pedro Maleronka Ferrom

Portais Colaborativos E Educação Matemática No Ensino Médio: Uma Avaliação De Atributos E Características De Portais Colaborativos – Pedro Maleronka Ferrom
Acessar

Resumo:

O autor se propõe; na presente dissertação; a apresentar uma avaliação de atributos e características de Portais Colaborativos; utilizados para a Educação Matemática; com conteúdo direcionado ao Ensino Médio. Para realizar o trabalho proposto; buscou-se selecionar um conjunto de Portais; que foram escolhidos; principalmente; por sua finalidade no campo da Educação Matemática. Após apurado exame; optou-se pela escolha de dezenove Portais disponibilizados pela Internet e utilizados por Instituições de Ensino Público e Privado; no Brasil e no mundo; sendo dez estrangeiros e nove brasileiros: quatro privados e cinco públicos. A avaliação dos Portais foi desenvolvida a partir de uma mesma metodologia de prospecção dos dados observados. Nesta direção; ocorreu uma uniformização das informações que foram consideradas necessárias para avaliar cada Portal; visando-se; com tal procedimento; impedir a supressão de dados ou acréscimo dos mesmos. Embasado em referenciais teóricos; utilizou-se como critério de avaliação dos Portais a análise de duas categorias: a tecnológica e a pedagógica; e; também; de suas dimensões mais relevantes e compatíveis com a proposta do trabalho. É importante lembrar que as duas categorias; bem como suas dimensões; não correspondem a aspectos isolados e dissociados. Encontram-se elas interligadas e essa integração é que permite ao Portal atingir a finalidade a que se propõe. O objetivo da dissertação é fornecer indicadores sobre as potencialidades e limitações dos diferentes Portais avaliados; a fim de que auxiliem professores de Matemática; e usuários; a decidir sobre a adequação e a integração em suas práticas escolares

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.23 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: