Percepções Dos Professores Das Disciplinas Específicas Frente À Carreira Docente – Rodrigo Marcelo Wzorek

Percepções Dos Professores Das Disciplinas Específicas Frente À Carreira Docente – Rodrigo Marcelo Wzorek
Acessar

Resumo:

O estudo da formação docente é um tema que tem intrigado os estudiosos há tempos e que vem ganhando espaço no desenvolvimento de trabalho de pesquisa. Investigar os professores da rede estadual -ensino fundamental séries finais e ensino médio do município de Araucária/PR; abordando a formação; a prática docente e o entendimento dos professores frente à carreira docente é o desafio proposto nesse trabalho. O eixo norteador da pesquisa está apoiado nas idéias de Ramalho (2004); Nóvoa (1995) e Garcia (1998/1999); a discussão sobre a identidade do professores baseia-se nas idéias de Pimenta (2000); Dubar (1997) e Libâneo (2000); abordando o tema profissionalidade docente recorremos aos autores Bello (2002) e Ramalho (2004); já a carreira docente é analisada a partir dos estudos de Gatti (1997) e Zabalza (2004). Utilizou-se como base para a pesquisa o questionário onde os professores responderam questões abordando quatro grupos de pesquisas: dados pessoais; a prática docente; formação e o entendimento dos professores frente à carreira docente. Após a coleta dos dados as informações foram analisadas primeiramente na totalidade; obtendo; dessa forma; a idéia geral dos professores e em um segundo momento comparando as respostas dos professores em início de carreira (até cinco anos de formação) e os professores que já possuem uma carreira delineada (com mais de dez anos de formação). Finalizando o trabalho; realizou-se um estudo comparativo entre os dados colhidos no município de Araucária/PR com a pesquisa nacional desenvolvida pela UNESCO no ano de 2002. Com esse estudo foi possível analisar as percepções dos professores a respeito da carreira docente; fazer um levantamento do perfil desses professores a verificar sua práticas docentes.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNIVALI/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.98 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: