O Tempo E O Espaço Na Construção Do Ensino Religioso: Um Estudo Sobre A Concepção Do Ensino Religioso Na Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Robson Stigar

O Tempo E O Espaço Na Construção Do Ensino Religioso: Um Estudo Sobre A Concepção Do Ensino Religioso Na Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional – Robson Stigar
Acessar

Resumo:

O objeto da presente pesquisa é analisar a concepção do Ensino Religioso na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A Hipótese que apresento nesta pesquisa é que a concepção de Ensino Religioso apresentada no artigo 33 da atual LDB seria uma concepção “mista” e constituída por uma composição de varias correntes e interesses. Na verdade existe uma grande ambigüidade na redação do artigo 33 da atual LBD sobre a concepção de Ensino Religioso e sobre as suas deliberações. A redação do artigo 33 da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz inúmeras dificuldades a respeito da sua identidade; principalmente quanto ao seu conteúdo curricular; devido a sua ambigüidade. Apresento a hipótese que a atual redação do artigo 33 da referida Lei teria sido uma saída estratégica e política para agradar os vários grupos religiosos e não religiosos existentes na sociedade brasileira; principalmente a CNBB; o FONAPER; os evangélicos; as demais instituições religiosas e também o próprio grupo do não; que milita pela exclusão do Ensino Religioso no espaço escolar. Essas correntes; cujos lobbies se fizeram presente no congresso nacional; levaram a uma lei de consenso; por natureza ambígua; que reflete seus interesses divergentes. A saída que apresento para a resolução dessas ambigüidades e superação do mal estar da referida disciplina de Ensino Religioso é a inserção da Ciência da Religião como um novo modelo para a disciplina de Ensino Religioso. Propomos o estudo científico e laico do fenômeno religioso como qualquer outro conhecimento inscrito na esfera das ciências que são ensinadas nas escolas. Propomos a adequada formação desses profissionais com todo o cuidado que se dispensa para a formação de profissional de qualquer outra área Insistimos que o objeto desse estudo deve ser a formação do cidadão e não a conversão de discípulos

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
  • Área de Conhecimento: TEOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.27 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF: