O Diabo Veste Prada: O Fazer Da Moda No Corpo Vestido Como Vitrina De Identidades – Cristina Gomes Freire

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Resumo:

A pesquisa examina como a moda participa da construção da identidade dos sujeitos sociais, a partir de uma análise do filme O Diabo Veste Prada, de David Frankel. Por meio da sociossemiótica e dos regimes de interação e de sentido conceituados por Landowski estudamos a construção dos actantes em suas interações sociais em uma trama centrada no cenário da indústria da moda nas quais se inserem os percursos identitários. Descrevemos e analisamos em um recorte de seqüências do filme como a moda participa como modalizadora cognitiva dos sujeitos da atualidade, como esta é propulsora de relações interativas sensíveis, o modo que a mesma funciona como reguladora dos modos de vestir na sociedade e como ela possibilita acidentes. Investigamos os modos de articulação entre corpo e roupa enfatizando que esses tipos de arranjo formam as várias possibilidades de aparência e como interferem na dinâmica subjetal. Tivemos como hipótese que o estilo e modo como ele se estrutura por meio dos looks e do gosto pela moda acarreta formas de comportamento e de vida atualizadas nos modos de presença. Outra hipótese levantada foi a de que a moda e, em conseqüência, seus produtos como as roupas, acessórios e os arranjos vestimentares participam da edificação do fazer ser dos sujeitos. Além disso, constatamos, em conclusão, que os modos de presença dos sujeitos são regidos por modos de visibilidade, os quais criam imagens simulacrais programadas e manipuladas pela indústria da moda. Os modos de presença e os modos de visibilidade produzem imagens difundidas nas mídias, as quais são marcas figurativas identificáveis do estilo pelas buscas subjetivas de escapatórias das modelações por mecanismos de ajustamento e acidente. Estudamos esses mecanismos a fim de entender como, em sua reiteração, formam os estilos que segmentam e identificam grupos de pertencimento e de referência da constituição social. A pesquisa se entrelaça com a área de comunicação quando tomamos a moda como um fenômeno comunicacional que propaga identidade e estilo já que os sujeitos fazem de seus corpos suportes pelo vestir comunicam mensagens cujos significados são apreendidos pela estética visual

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
  • Área de Conhecimento: COMUNICAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 6.40 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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