O Desvelar Da Percepção Ambiental Na Prática Educativa De Educadoras De I Ciclo, Barra Do Garças, Mato Grosso – Maria Eugênia Batista Da Silva Neta

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Resumo:

A educação escolar é base constitutiva na formação das pessoas. Sendo assim, conceber a educação como direito humano diz respeito a considerar que as pessoas se diferenciam dos outros seres vivos por uma característica inerente à sua espécie: a capacidade de produzir conhecimento e, por meio dele, transformar a natureza, organizar-se socialmente e elaborar cultura. Nessa direção a educação ambiental escolarizada pode revelar-se como prática de diálogo entre as culturas e a troca de experiências e vivências entre os autores e atores dos processos educativos, quando estes são pensados e construídos no currículo de forma coletiva e na perspectiva da aprendizagem dos educandos. Aventurei-me na discussão sobre a percepção ambiental no currículo, vista Merleau-Pontyanamente, como uma construção inacabada, como um processo, como uma possibilidade, requerendo para e na organização escolar maior flexibilidade e autonomia dos envolvidos. Dessa forma, as ações de educação ambiental escolarizada podem contribuir significativamente para a formação dos estudantes em relação a sua realidade sócio-ambiental, motivando para o compromisso com a sadia qualidade de vida, tanto em nível local como global. Nessa linha de pensamento o trabalho de investigação, objetivou desvelar a percepção ambiental na prática educativa de três educadoras de I Ciclo, de 1ª, 2ª e 3ª fases da E.E. Heronides Araújo, no município Barra do Garças, Mato Grosso. A opção pela abordagem qualitativa com olhar fenomenológico a partir de Merleau-Ponty permitiu apreender a diversidade semântica dos sentidos, por meio da intersubjetividade, da intimidade e da experiência dos sujeitos envolvidos. Como procedimento metodológico, foi utilizado o levantamento bibliográfico, o questionário, as entrevistas e as observações do cotidiano escolar. Como resultado foi desvelado três fios de percepção ambiental que sustentam a prática educativa dita de educação ambiental, quais sejam: como lugar pra viver; como liberdade e espaço e como natureza primitiva (rochas, rios, árvores, entre outras). O difícil entrelaçamento desses fios no chão da escola e na prática educativa perpassou necessariamente pela cultura, a afetividade, a relação intra-escola, a formação inicial e continuada das educadoras, a resiliência das professoras e o entendimento do projeto escolar voltado para uma organizada em ciclos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFMT/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 4.90 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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