O Design De Estamparia Têxtil E A Educação: Uma Prática Educativa No 9º Ano Do Ensino Fundamental Na Escola Municipal De 1º Grau Chácara Das Flores – Luis Tadeu Martil Fleck

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Resumo:

Esta pesquisa fez parte da Linha de Pesquisa em Educação e Arte do PPGECE/ UFSM. A pesquisa foi contextualizada no Ensino formal; tendo a pesquisa-ação ocorrida na Escola de Ensino Fundamental Municipal Chácara das Flores; em Santa Maria/RS; com os participantes/educandos do 9º ano. Esta pesquisa objetivou; em linhas gerais; investigar a prática educativa problematizadora; tendo como fundamento os pressupostos teóricos pedagógicos para a aprendizagem do design de estamparia têxtil com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Especificamente; objetivou: identificar e analisar a concepção e a ação dos alunos frente à compreensão da modalidade de design de estamparia têxtil; planejar; em colaboração com os participantes da pesquisa; atividades prático-educativas problematizadoras; tendo em vista a aprendizagem e percepção do fazer-saber pedagógico crítico em design para estamparia têxtil; analisar o conhecimento de estamparia têxtil gerado pela prática educativa e as possibilidades pedagógicas no processo de aprendizagem pela materialização dos Projetos de Design de Estamparia Têxtil; e verificar a viabilidade de uma prática educativa escolar problematizadora do design de estamparia têxtil no Ensino Fundamental escolar. Como referencial teórico da pesquisa; foram lembrados os seguintes teóricos: FREIRE (1975); EFLAND (2005); CARDOSO (2004); DONDIS (1997); REDIG (1976); OSTROWER (1987) e LUBART (2007). A metodologia da pesquisa foi organizada a partir de pesquisa qualitativa/pesquisa-ação; tendo sido utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante; diário de campo; entrevista semi-estruturada com os pais ou responsáveis e com os participantes da pesquisa; portfólio e análise documental. A análise sobre a prática educativa problematizadora em design de estamparia têxtil delineou o percurso pesquisacional com os participantes/educandos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores. Os relatos dos participantes e dos pais propiciaram atividades e criações visuais relacionadas ao design de estamparia têxtil e significativas ao mundo cultural e social dos educandos. Ao término desta pesquisa; considerou-se que a prática educativa problematizadora freireana em design de estamparia têxtil contribui para o Ensino das Artes Visuais; na medida em que abarca a prática educativa deste campo do saber de forma crítica; contextualizando e ampliando a cultura dos educandos através de uma prática educativa efetivamente crítica; conscientizadora e humanizadora. Palavras-chave: prática educativa problematizadora; formação de professores de artes visuais; ensino fundamental; design de estamparia têxtil.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 26.46 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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