O Desenvolvimento Profissional E A Construção Da Identidade Do Professor De Educação Física Do Ensino Superior – Andréia Paula Basei

Acessar

Resumo:

Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo compreender como ocorre a construção da identidade do professor do ensino superior durante a sua trajetória e desenvolvimento profissional tendo como referência os docentes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste, e como isso pode influenciar nas ações pedagógicas desenvolvidas para a formação de futuros professores de Educação Física. As opções metodológicas foram pela abordagem qualitativa e pelo estudo de caso do tipo etnográfico que estão vinculadas ao interesse de desvendar o percurso formativo dos docentes, as concepções e as teorizações implícitas nas suas ações pedagógicas. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de produção das informações: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. A pesquisa foi realizada na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de São Miguel do Oeste com três docentes do curso de Licenciatura em Educação Física. Como forma de análise utilizamos a técnica da triangulação das informações obtidas com os diferentes instrumentos utilizados, da qual emergiram categorias de análise de acordo com a produção de significados dos professores. Através das análises desenvolvidas sob a ótica do referencial teórico construído para esta investigação constatamos que na trajetória formativa dos professores a formação inicial é que apresenta maior importância quando eles refletem sobre a sua constituição como docentes, destacando-se representações negativas e que desejam superar. O percurso formativo pode influenciar de distintas maneiras as ações pedagógicas desenvolvidas pelos professores, dependendo da perspectiva que cada um deles constrói com relação a sua atuação e ao seu desenvolvimento profissional, o que nos possibilita concluir que a docência se constitui na confluência de inúmeros espaços e tempos do mundo da vida dos professores. Acreditando que a docência no ensino superior necessita de um projeto formativo e de desenvolvimento profissional coletivo, apontamos como possível caminho a ser trilhado a orientação através da racionalidade comunicativa. Isso proporcionaria uma trajetória constitutiva marcada pela troca de experiências, pela construção coletiva dos saberes, do ser docente e de sujeitos emancipados capazes de falar e agir na construção do seu mundo de vida.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 608.63 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção pdf
  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção baixar
  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção epub
  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção comprar
  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção online
  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção mobi
  • livro O Desenvolvimento Profissional E A Construção download