O Desenvolvimento Profissional Docente E A Participação Colegiada No Atheneu Norte-Riograndense – Vivianne Souza De Oliveira

Acessar

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo investigar se existe relação entre a participação docente no colegiado escolar e o desenvolvimento profissional do professor a partir da análise das experiências cotidianas de professores de uma instituição pública da Rede Estadual de ensino na cidade do Natal. Temos como foco principal as possíveis relações entre a ação participativa do professor e o seu desenvolvimento profissional; a partir da participação no Conselho Escolar; considerado por nós como um espaço de coletividade. Para realização da pesquisa utilizamos a Entrevista Compreensiva (KAUFMANN; 1996; SILVA 2002) para analisar os discursos orais de nove professores participantes do Conselho Escolar; considerados como referência principal desse estudo. Ao procurar compreender os motivos que conduziram os professores a escolherem a profissão docente; percebemos a dificuldade de reconhecimento da docência como profissão. Este fato apresenta-se como um obstáculo à perspectiva de desenvolvimento profissional dos professores. No que se refere às formas de participação dos professores no Conselho e os seus significados; percebemos em primeiro lugar que o sentimento de pertença pode ser considerado um dos fatores determinantes para que o professor participe ativamente das ações colegiadas. Isto por eles desejarem e acreditarem que esse é o melhor caminho para se desenvolverem melhor enquanto profissionais e conseqüentemente melhorar a situação da escola. Em segundo lugar percebemos que o Conselho representa; um lugar de articulação da igualdade entre todos os que formam a comunidade escolar. Ao procurarmos compreender como ocorriam às ações coletivas na escola; os professores demonstram que apesar de compreenderem como deveria ser uma ação coletiva apresentam os elementos de fragilidade desse processo que inibem o desenvolvimento da ação colegiada. Finalmente; ao questionarmos sobre os elementos que contribuiriam para o desenvolvimento profissional docente; os professores apresentam a competência; a ética e valorização profissional; como fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional docente na atualidade.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRN/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 1.04 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A pdf
  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A baixar
  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A epub
  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A comprar
  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A online
  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A mobi
  • livro O Desenvolvimento Profissional Docente E A download