O Desenvolvimento Motor De Bebês Em Creches: Um Olhar Sobre Diferentes Contextos – Lucila Schobert

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Resumo:

O objetivo deste estudo desenvolvimental; de delineamento transversal; foi investigar a relação entre o desenvolvimento motor de bebês; que freqüentam creches; entre seis a dezoito meses; e as características ambientais das famílias e das creches de Erechim/RS. Verificou; também; o desenvolvimento motor dos bebês; o contexto familiar; as oportunidades de estimulação do comportamento motor no lar e as características do contexto e cuidados oferecidos nas creches. Os participantes foram 52 bebês; de 9 creches (4 públicas e 5 particulares). Os instrumentos avaliativos foram: a $OEHUWD;QIDQW0RWRUVFDOH$;06 para o desenvolvimento motor; o $IIRUGDQFHV LQ WKH +RPH (QYLURQPHQW IRU0RWRU ‘HYHORSPHQW $+(0’ para o contexto familiar – geral e oportunidades de estimulação; e ficha de observação da rotina da creche para contexto e os cuidados oferecidos. A análise dos dados quantitativos utilizou a estatística descritiva e o teste de Kolmogorov-Srminov para a distribuição das variáveis; teste de correlação intraclasse para teste-reteste; correlação de Pearson para objetividade e associações. Na comparação entre grupos independentes o teste t- Student (normalidade da distribuição) e Mann Whitney (não paramétricos). Na comparação de três grupos Kruskal-Walls (grupos pequenos). Para análises bivariadas; o teste Qui quadrado de Pearson.Os dados sobre o contexto e cuidados nas creches foram agrupados e analisados descritivamente. A análise do desenvolvimento motor revelou que 50% (n=26) dos bebês participantes apresentaram desempenho motor suspeito de atraso ou atrasado. A investigação de fatores correlacionados mostrou que a renda familiar e o gênero não influenciaram o desempenho dos bebês. A escolaridade paterna indicou correlação com o desempenho motor dos bebês. As oportunidades de estimulação do comportamento motor no lar; foram suficientes em 80;8% (n=42) das casas. A relação entre contexto familiar e desempenho motor indicou que bebês cujas famílias possuíam oportunidades de estimulação suficientes apresentavam melhor desempenho motor. Quanto às creches detectou-se que bebês das particulares tenderam a apresentar melhor desempenho motor que os das creches públicas. E que a proporção de bebês com desempenho suspeito ou atraso detectado é superior nas creches públicas. O tempo que o bebê freqüenta a creche não influenciou o desempenho motor. O contexto e os cuidados incluem profissionais com formação em educação.A proporção cuidador/bebê não é adequada e gera sobrecarga de trabalho e pouca atenção individualizada. A oferta; disponibilidade de brinquedos; oportunidades de brincar e as instalações podem ser melhoradas. A ênfase dos cuidados inclui aspectos pedagógicos parcialmente. As necessidades essenciais são atendidas; mas sugere-se que sejam oportunizadas experiências; interações e práticas para o desenvolvimento dos bebês.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFRGS/CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 3.96 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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