O Desenho Didático Interativo Na Educação Online E A Prática Pedagógica No Ambiente Virtual De Aprendizagem: Um Estudo De Caso – Maristela Midlej Silva De Araújo

Acessar

Resumo:

No Brasil e no mundo os investimentos em educação online crescem cada dia mais; seja para cursos a distância; ou com mais intensidade como apoio a sala de aula presencial; ampliando esse espaço de aprendizagem. Nesse sentido; justifica a necessidade de investigações que sinalizem caminhos para desenhos didáticos de cursos e práticas educativas coerentes com as necessidades atuais de ensinar e aprender e com os princípios que articulam a relação entre o uso da tecnologia; as concepções de conhecimento e de educação implicadas nesse processo. Procurando refletir sobre esta articulação; este trabalho traz discussões acerca dos pressupostos epistemológicos presentes nas teorias quânticas e biológicas; e principalmente nos princípios da cibercultura; as quais apontam para a transformação do modelo instrucionista de aprendizagem; ao mesmo tempo que propõem elementos a partir de um estudo de caso no curso online Mídias Digitais e Educação oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-05/Itabuna-Ba); para se repensar a educação vigente ainda fundamentada nos princípios da ciência clássica; tão fortemente criticada pelas diversas correntes pedagógicas. A abordagem metodológica de pesquisa escolhida foi a qualitativa; tendo como fonte de inspiração a etnopesquisa crítica/formação. Fundamentada nessa perspectiva; planejamos nossas observações e participações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) utilizado no curso. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os professores-cursistas que conseguiram concluir o curso; assim como a pesquisadora. No desenvolvimento do trabalho; realiza-se um diálogo entre os dados levantados e o referencial teórico que deu subsídios para a sua interpretação. Os elementos encontrados no curso – interatividade; hipertextualidade e autonomia – permitem a ressignificação da educação online; no que diz respeito à construção de desenho didático que potencializem um espaço propício para a formação de sujeitos mais participativos e autônomos; onde não se cabe mais a figura do professor doador de aulas; mas um arquiteto de percursos; um “negociador das diferenças”. O presente trabalho tenta explicitar que o desenho didático de cursos online não é uma simples aplicação de intenções e aparatos tecnológicos modernos; ele é antes de tudo um desenho educativo; portanto deve contemplar a contextualização; considerando as singularidades e especificidades tanto dos sujeitos aprendentes quanto do espaço de aprendizagem.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFBA/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 1.52 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação pdf
  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação baixar
  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação epub
  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação comprar
  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação online
  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação mobi
  • livro O Desenho Didático Interativo Na Educação download