O Desempenho Do/A Ledor/A Em Situações De Prova Em Tinta Junto A Pessoas Cegas (Pc) – Zuleide Maria De Arruda Santiago Guimaraes

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Resumo:

O presente trabalho busca explicar situações de leitura no evento comunicativo prova elaborada para videntes em que, à/ao ledor/a, é atribuído um propósito: dar acesso à PC aquela informação escrita. Enquadrada no paradigma qualitativo de pesquisa com característica de microanálise (MOREIRA, CALEFFE, 2006, DENZIN, LINCOLN, (2006), o trabalho fundamentou-se nas contribuições da sociolinguística interacional (GUMPERZ, 1984, Drew, Heritage, 1992 (apud GARCEZ, 2006), GOFFMAN, 1998, RIBEIRO, GUMPERZ, 1998, TANNEN, WALLAT, 1998), de teorias do letramento (STREET, 1984, BARTON, HAMILTON, 2000, HAMILTON, 2000, TERZI, 2001, MORTATI, 2004), de teorias de leitura (SOARES, 1991, BEZERRA, 1999, KLEIMAN, 1989, 2004a, 2004b, CRUZ, 2004, FULGÊNCIO, LIBERATO, 2003) e teorias de inclusão (CARVALHO, 2000, 2004, CAIADO, 2004, JANUZZI, 2004, BRASIL, 2004, MANTOAN, 2006). Para dar conta dessas situações de leitura, o trabalho utilizou como dados para análise o registro em áudio e vídeo de nove provas em tinta aplicadas a cinco PC e entrevistas semiestruturadas realizadas com seis ledores/as e cinco PC no intuito de responder às questões: 1) Quais são os possíveis elementos linguísticos, textuais e conteudísticos do evento prova realizada entre ledor/a/PC? 2) Quais as estratégias de leitura utilizadas pelos/as ledores/as no evento prova junto à PC? e 3) Qual a concepção predominante de leitura/ledor/a para a PC? Respondidas as duas primeiras questões, foram detectadas três categorias de ledores/as em consonância com as estratégias de leitura utilizadas e com as orientações recebidas para o processamento da leitura: 1) conhecedor/a do assunto, não animador/a e seguidor/a das orientações da FUNAD e da intuição, 2) ledor/a conhecedor/a do assunto, não animador/a e seguidor/a de orientações extras, e 3) ledor/a não conhecedor/a do assunto, nem animador/a e seguidor/a de orientações referentes as suas experiências. Apesar da segunda categoria de ledores/as ter sido a que melhor atendeu às PC, ainda entendemos ser tal categoria insuficiente para uma leitura proficiente para PC. De posse da reposta à terceira questão referente ao conceito de leitura/ledor/a, propomos, a partir dos elementos ou práticas de leitura insignificativos à sociedade de videntes e captados nas entrevistas realizadas com os/as ledores/as e as PC, uma ampliação nesse conceito. Disso resultou um conceito de ledor/a como marca de pertença a grupos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFCG/LINGUAGEM E ENSINO
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 2.35 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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