O Desempenho Da Governança Através Da Medida Da Expectativa Dos Serviços Num Sistema De Redes De Empresas – Nilmar Paul

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Resumo:

O associativismo inter-empresarial tem conquistado atenção maior dos estudiosos a partir de 1980; quando se iniciou um processo de desenvolvimento tecnológico a par do acirramento da competição internacional. Dentre as variadas formas de união; a associação de empresas em rede; dentro de um mesmo segmento de mercado; desponta como um dos mais eficazes tipos de aliança; em inúmeras formatações de acordo com os interesses e objetivos dos parceiros. Analisando-se este sistema associativo; buscou-se desenvolver um estudo do tipo exploratório-descritivo cujo escopo principal era saber como poderia se gerenciar as expectativas para manter o associado num sistema de redes de empresas. Esta tarefa derivou na necessidade de; como objetivo geral; se estruturar uma matriz de sustentabilidade; importância e expectativa (satisfação/insatisfação) que permitisse sustentar as decisões de governança da rede; usando como “pano de fundo” do estudo o caso da Rede de Papelarias Brasil Escolar. A fim de permitir o alcance de esse grande objetivo; definiu-se determinar critérios que classificassem a importância dos serviços considerados essenciais a uma rede; inicialmente no tocante à expectativa dos associados em relação a esses serviços; e; adicionalmente e como maneira de comprovar a eficácia dessa matriz de competitividade; aplicá-la no estudo de campo junto a duas amostras específicas da Rede Brasil Escolar; em nível nacional (associados e não-associados); a fim de avaliar sua eficácia como apoio ao processo decisório estratégico (governança). Os resultados apontam primeiramente para a validade dessa ferramenta de avaliação (matriz de sustentabilidade); permitindo que seja aplicada – desde que ajustada – a qualquer rede de empresas. Indicam também que o ponto crítico das redes inter-empresariais reside em seus processos de tomada de preços e concentração de compras (Central de Compras); estreitamente ligado (e dependente de) às estratégias de governança da rede. Ressaltam; por fim; que a confiança (entre a gestão da rede e seus associados e destes entre si); a idoneidade de ação; o compartilhamento de informações e a permanente avaliação do desempenho (através da matriz) são pontos nevrálgicos para o bom desempenho da mesma; sua sobrevida e a fidelidade dos seus associados. Conclui-se que a ferramenta criada para o diagnóstico dessas variáveis (a matriz) está apta a permitir sua aplicação em qualquer rede de empresas; que a governança da rede é vital para sua manutenção em planos que alcancem vantagens competitivas para todo o grupo; que há necessidade de se analisar mais profundamente o tema; de maneira setorizada; e que as centrais de compras seriam mais competentes se regionalizadas; embora sob a orientação de uma grande central; responsável pelos grandes negócios com fornecedores e distribuição também centralizada; ampliando o poder de barganha do grupo. Como recomendações; sugerem-se estudos mais profundos e específicos sobre as redes; o aprimoramento da matriz de sustentabilidade e a elaboração de um compêndio a respeito do tema.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: FURB/ADMINISTRAÇÃO
  • Área de Conhecimento: ADMINISTRAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2007
  • Tamanho: 2.37 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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