O Desafio De Produzir Com Compromisso Social E Ambiental: A Responsabilidade Das Empresas – Jeane Kich

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Resumo:

A responsabilidade socioambiental empresarial pode ser definida apenas como mais um termo em voga inserido dentro de uma estratégia de negócios ou um conceito que se apresenta para se unir ao já existente conjunto de valores, direitos e obrigações necessárias para assegurar a preservação da vida em nosso planeta, dentro de uma visão global, integrada e sustentável? Essa questão permeou a temática abordada nesta pesquisa que teve por objetivo estudar as políticas e práticas sociais e ambientais de três empresas do Município de Canoas/RS, procurando evidenciar seus reais compromissos com o contexto no qual estão inseridas, como uma amostra acerca da visão empresarial sobre o tema. A reflexão teve como parâmetro os diversos entendimentos relativos à Responsabilidade Social e as principais teorias da Sociologia Ambiental, quais sejam: a Sociedade de Risco, de Beck e Giddens; o Desenvolvimento Sustentável, de Sachs; e a Modernização Ecológica, apontado por Buttel, Mol e Spaargaren. Da mesma forma, também buscou entender os motivos que determinaram o surgimento dos conceitos, revelando os fatos históricos caracterizados como acidentes ambientais empresariais que identificaram a necessidade de regulamentação legal e o aparecimento de medidas que estagnassem a repetição dos danos causados à natureza e à sociedade. Por fim, expõe a simultaneidade e interdependência dos problemas sociais e ambientais, defendendo a adoção de políticas integradas como proposta para seus enfrentamentos. Surge, portanto, a responsabilidade socioambiental empresarial que, respaldada na ética e transparência no processo de produção, considera os riscos da nova modernidade e almeja o efetivo desenvolvimento sustentável, nos níveis local, regional e global. Para o desenvolvimento da pesquisa, o método utilizado foi a realização do estudo de três casos, o que permitiu a descrição de experiências que foram divididas em categorias, analisadas através do método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostraram que as empresas pesquisadas realizam ações sociais e ambientais que, muitas vezes, transcendem ao exigido pela legislação, ao mesmo tempo em que também utilizam a adoção de tais práticas em seus discursos de uma forma estratégica, agregando valor aos seus negócios. Desta forma, a partir deste trabalho, conclui-se que há indícios de que ocorrem, sim, iniciativas empresariais que visem apresentar soluções às questões sociais e ambientais. Entretanto, existem vestígios de que tais ações ainda encontram-se bastante incipientes, sendo necessária a adoção de posturas mais pró-ativas por parte das empresas para atenderem os desejos por produtos e serviços que garantam qualidade de vida para todas as gerações, presente e futura, para que efetivamente possam produzir com responsabilidade socioambiental.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNISINOS/CIÊNCIAS SOCIAIS
  • Área de Conhecimento: SOCIOLOGIA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 1.48 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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