O Desafio De Ensinar Matemática Em Classes Heterogêneas Em Comunidades Carentes – Silvia Eckert Zanoni

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Resumo:

Este projeto tem por finalidade investigar fatores das dificuldades de se trabalhar o conteúdo matemático em classes heterogêneas e indicadores de possíveis soluções; com alunos de quinta a oitava série; advindos de vinte e sete bairros; que estudam em uma escola estadual em região periférica carente na cidade de Campinas-SP. Nesse estudo; a heterogeneidade foi entendida como diferença de nível de conhecimento de aluno para aluno; em relação ao conteúdo matemático. Entre uma multiplicidade de fatores possíveis; elegemos para essa investigação seis fatores que podem explicar essa heterogeneidade e servir à superação das dificuldades de aprendizagem; a saber: formalidade da linguagem matemática; formação dos professores; meios didáticos; acolhimento e realidade escolar; estrutura familiar e trabalho infantil. A pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso; com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos metodológicos; além da coleta de dados documentais sobre desempenho dos alunos de quinta a oitava série; foram utilizados questionários e entrevistas. Os primeiros foram aplicados entre os alunos de quintas e sextas séries; para fazer o levantamento de dados sobre o bairro e a população que forma a comunidade da escola. As entrevistas foram realizadas com alunos que formam o grêmio estudantil; com alguns professores de Matemática; para a obtenção de informações sobre a interação dos projetos pedagógicos utilizados no conteúdo matemático; com a coordenadora; sobre os projetos pedagógicos e o Programa Escola da Família; e com a diretora da escola; para o levantamento de dados sobre a APM e o Programa Escola da Família. Foram ainda examinados os livros de ponto; para obtermos informações sobre o período de permanência na U.E. dos diretores; vice-diretores; coordenadores e professores de matemática; nos prontuários dos alunos da U.E.; para nos informarmos sobre a que bairros a escola atende; e nas atas finais de conselho; para sabermos quais são os índices de transferência; evasão e retenção de alunos; no período de 2001 a 2006. Verificamos; entre outros elementos pertinentes; que nessa comunidade escolar; as famílias dos alunos possuem; na sua maioria; baixa renda econômica e um número considerável de adultos em situação de desemprego.Foram também encontradas as características de trabalho infantil – com baixa incidência – e uma alta incidência de famílias em que as crianças ficam sozinhas; ou na companhia de irmãos mais velhos; porém menores de idade; para que mães e pais possam trabalhar. Concluímos que; nessas circunstâncias de assistência deficiente da família; o acolhimento e a estrutura escolar são fatores construtivos da redução de heterogeneidade das turmas ao longo das séries finais da educação básica; com importância mais saliente do que a dos demais fatores estudados.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNISAL/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.75 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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