O Desafio Da Formação Do Professor Para A Atuação Com A Inclusão De Pessoas Com Deficiências, No Ensino Comum: Análise Dos Cursos De Pedagogia Em Sua Inserção No Contexto Da Educação Inclusiva. – Ana Lucia Dos Santos

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Resumo:

Esta pesquisa tem por objeto a análise da formação do professor licenciado em Pedagogia para atuação com pessoas com deficiências, no ensino comum. As questões que direcionaram o estudo são: como está a formação do professor licenciado em Pedagogia para atuar com as pessoas com deficiência no ensino comum? Como os cursos de Pedagogia organizam sua matriz curricular e articulam as práticas à teoria para que essa formação aconteça? Os objetivos propostos são: analisar os documentos referentes à educação especial e à educação inclusiva, documentos internos das instituições (projeto pedagógico do curso, matriz curricular dos cursos, ementas das disciplinas), além de examinar se a formação acadêmica do corpo docente contempla a educação inclusiva de pessoas com deficiências. Também se objetivou mapear as pesquisas realizadas do curso de pedagogia quanto ao tema da inclusão de pessoas com deficiência, verificar o foco para a educação inclusiva nas disciplinas e estágio supervisionado, bem como efetuar o levantamento quantitativo dos trabalhos de conclusão de curso voltados ao estudo e pesquisa relacionados à Educação Inclusiva. Para o desenvolvimento da proposta deste estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com a intenção de assegurar e manter as noções de totalidade e contexto das investigações realizadas, dos dados obtidos e recolhidos, no sentido de extrair as informações confiáveis, completas e pertinentes. Para a análise do tema proposto selecionou-se, como universo da pesquisa, cinco instituições de ensino superior desta cidade, sendo quatro universidades e uma faculdade. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: entrevista semi-estruturada e análise documental das diretrizes curriculares nacionais, da legislação vigente (ênfase no documento Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, conforme Portaria 948, de 09 de outubro de 2007), bem como do currículo e das ementas dos projetos pedagógicos da instituição a que os professores entrevistados estão vinculados. Os referenciais para análise fundamentam-se em Alves-Mazzotti (1991), Brzezinski, I. (1996, 1997), Bueno (1993), Delors (2000) , Januzzi (1985), Mantoan (2003, 2008), Mazzota (2005), entre outros, cuja contribuição foi relevante para a construção do quadro teórico. O estudo permitiu inferir que os cursos de Pedagogia, responsáveis pela formação inicial do professor, vêm se organizando para dar respostas à diversidade, valorizando as diferenças, sem discriminação ou segregação.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/PR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2009
  • Tamanho: 981.62 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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