O Curso De Pedagogia No Brasil Na Visão De Pedagogos Primordiais – Giseli Barreto Da Cruz

Acessar

Resumo:

O estudo focaliza o Curso de Pedagogia no Brasil a partir da visão de um grupo de dezessete pedagogos considerados primordiais. Primordiais no sentido amplo de terem tomado parte como alunos no período inicial do curso entre nós; nas décadas de 40; 50 e 60; mas também de se manterem atuantes e influentes desde então; destacando-se pela sua longa e expressiva trajetória como formadores e pesquisadores em educação; ocupando importantes posições no campo acadêmico. Trata-se de uma investigação que buscou levantar; junto aos participantes; aspectos característicos do início do Curso de Pedagogia no Brasil e das mutações por ele experimentadas; para analisar as implicações; resistências e avanços na sua evolução. Buscou; ainda; obter a visão predominante acerca da pedagogia enquanto domínio de conhecimento e processo de formação; para mapear e interpretar a sua posição no contexto do campo acadêmico. Os participantes foram escolhidos através de uma definição intencional e proposital; com critérios e perfis predefinidos; no sentido de assegurar; tanto quanto possível; a composição de um grupo representativo dos primórdios do curso e; também; do campo da educação no Brasil. A abordagem metodológica recaiu sobre a análise de depoimentos colhidos através de entrevistas semi-estruturadas. Dos dados construídos e da análise empreendida emergiu uma série de aspectos que apontam para a forma como o Curso de Pedagogia veio se construindo entre nós e da posição conflituosa; porém importante; que foi ocupando no âmbito do espaço acadêmico da educação. As análises evidenciam que no início a ênfase no conhecimento teórico mostrou-se nuclear; reservando pouco espaço para a prática. Apesar da discussão que põe em xeque a natureza do conhecimento produzido pela pedagogia; em função de sua abrangência e diversificação teórica; fazendo esmorecer o que poderia ser o seu próprio saber; o estudo das diferentes disciplinas que lhes são contributivas representou o eixo central do curso; favorecendo; inclusive; a atividade de pesquisa. As mutações experimentadas pelo curso evidenciam; entre outros aspectos; que a densidade teórica perdeu força; sem que se tivesse consolidado uma outra força capaz de contribuir para o processo de afirmação de um conhecimento específico da pedagogia e; conseqüentemente; para uma maior visibilidade da sua posição no campo acadêmico.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC-RIO/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 1.75 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil pdf
  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil baixar
  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil epub
  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil comprar
  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil online
  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil mobi
  • livro O Curso De Pedagogia No Brasil download