O Curso De Pedagogia Em Santa Catarina: A História Da Sua Criação No Contexto Do Projeto Desenvolvimentista Da Década De 1960 – Letícia Carneiro Aguiar

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Resumo:

Esta tese é um estudo sobre a história da criação do curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina. Tem como objetivo compreender a teia de relações que propiciaram o surgimento desse curso nas duas universidades públicas (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC); no contexto do processo de modernização econômica dos anos 1960; capitaneado pelo poder oligarca então no comando do aparelho governamental. Procura-se evidenciar as circunstâncias que propiciaram a emergência desse curso e compreender sua “natureza prático-institucional”; reveladora do caráter sócio-político que assume num determinado contexto. A natureza desta pesquisa é documental; sob uma perspectiva histórica como orientação teórico-metodológica. O estudo evidenciou que a década de 1960 representou para Santa Catarina um marco no seu processo de modernização econômica; com uma forte intervenção estatal voltada para possibilitar a acumulação privada de capital. À semelhança do que ocorria em âmbito nacional; a política educacional constituiu uma estratégia governamental voltada para o desenvolvimento econômico e atuação na correlação de forças sociais. O envolvimento do Estado de Santa Catarina; num projeto desenvolvimentista; de planejamento sócio-econômico e caráter mais global foi capitaneado por determinadas forças políticas que formavam o poder instituído naquele momento histórico. Assim; foram adotadas ações políticas materiais concretas (políticas públicas) fundamentais para a emergência dos cursos de Pedagogia da UFSC e da UDESC. Os anos de 1960 propiciaram o surgimento da pedagogia; curso já existente em outros estados. O curso surgiu em instituições criadas como parte do projeto político-cultural das elites locais; conduzido por intelectuais que buscavam assegurar a direção do seu grupo na condução cultural do Estado. Surgiu para atender às demandas do sistema estadual de ensino; por professores formados para a escola média e para atuar na área técnica-administrativa desse sistema. A proposta de formação do pedagogo instituída nas universidades seguiu a tendência nacionalmente estabelecida pelos dispositivos legais; adotando modelo de formação de professores e técnicos em educação; com fragmentação da teoria e da prática; do conteúdo e do método; do político e do técnico. Portanto; um modelo precário do ponto de vista da qualificação que propiciava; pouco consistente sob o aspecto da fundamentação teórico científica e inadequado para a formação de educadores capazes de produzir conhecimentos referidos a uma sociedade concreta; à compreensão da realidade social e das demandas oriundas das camadas populares na escola pública.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Doutorado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 1.19 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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