O Curso De Ciências Contábeis E A Formação De Seus Professores Sob A Influência Da Industrialização No Paraná (1957-2007) – Paulo Sérgio Miguel

Acessar

Resumo:

Este estudo se situou no âmbito da linha de pesquisa de História e Política da Educação; do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. O presente trabalho teve como aporte na discussão sobre o curso de Ciências Contábeis e a formação de seus professores sob a influência da industrialização no Paraná no período de 1957-2000. O estudo enfocou principalmente a contribuição dos professores das instituições pesquisadas do curso de Ciências Contábeis para os discentes; o processo de desenvolvimento econômico sob o processo da industrialização. O estudo dedicou-se a responder: Houve influência do processo de industrialização do Paraná sobre o curso de Ciências Contábeis; e a formação de professores para esse curso no período pesquisado de 1957 a 2000? O objetivo geral da pesquisa foi estudar o curso de Ciências Contábeis e a formação de seus professores sob a influência do processo de industrialização no Paraná; no período de 1957/2000. Para termos bons entendimentos relacionados ao objetivo geral; especificaram-se os seguintes objetivos: 1) Pesquisar à influência do desenvolvimento econômico do Estado do Paraná e seus reflexos no curso de Ciências Contábeis nas instituições escolhidas para estudo; 2) Estudar a trajetória histórico-acadêmica do curso de Ciências Contábeis na educação superior; na UFPR e PUCPR; e 3) Identificar junto às Universidades; quais foram às determinações e as ações para qualificação dos docentes do curso de Ciências Contábeis. Um dos motivos que me levaram a pesquisar esse objetivo foi o seguinte: Por ser docente de uma instituição de ensino superior e não conseguir identificar o comprometimento dos professores em trabalhar o lado histórico de todo esse processo de industrialização; como também; o respectivo efeito econômico no estado do Paraná no curso de Ciências Contábeis. Para tanto; aplicou-se um questionário de 20 questões abertas; a um número de 12 professores; sendo 6 de cada instituição pesquisada e após uma entrevista semi-estruturada “in loco” com cada respondente como uma das técnicas da História Oral. Os principais autores que serviram de aporte para o estudo; foram: Le Goff (1996); Browne (1970); Thompson (1998); Wachowicz (1983); Martins (1937); Magalhães Filho (199/2006); Padis (1981); Ipardes (1981); Guaragni (2006); Westphalen (1969/1987); Sá (2002); Peleias; da Silva; Segreti e Chirotto (2007); Hoerner Júnior (1993); Siqueira (2006); entre outros. Como resultado da pesquisa; pode-se evidenciar a preocupação dos professores em partilhar os seus conhecimentos no dia-a-dia; a preocupação das IES em estar adequando a sua grade curricular aos anseios da sociedade e do mercado; e também a influência do curso de Ciências Contábeis sob o foco da industrialização; tanto no preparo do docente quanto do discente.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/PR/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 569.02 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Curso De Ciências Contábeis E pdf
  • livro O Curso De Ciências Contábeis E baixar
  • livro O Curso De Ciências Contábeis E epub
  • livro O Curso De Ciências Contábeis E comprar
  • livro O Curso De Ciências Contábeis E online
  • livro O Curso De Ciências Contábeis E mobi
  • livro O Curso De Ciências Contábeis E download