O Currículo Escolar E A Construção Da Cultura Escrita Na Alfabetização: Um Estudo Voltado Para O 1° E 2° Anos Do Ensino Fundamental – Francisca Lima Rodrigues

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RESUMO Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Maria O CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO VOLTADO PARA O 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AUTORA: FRANCISCA LIMA RODRIGUES ORIENTADORA: DORIS PIRES VARGAS BOLZAN Data e Local da Defesa: Santa Maria; 16 de junho de 2008. Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Currículo; ensino e práticas escolares”; do Programa de Pós-Graduação em Educação; da Universidade Federal de Santa Maria e teve como foco compreender a organização do currículo voltado para o ensino da língua escrita no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e sua relação com a construção da cultura escrita na alfabetização. Com a intenção de alcançar os objetivos propostos e obter uma aproximação ao problema de pesquisa buscamos na abordagem qualitativa de pesquisa; mais especificamente no estudo de caso múltiplo; subsídios para o desenvolvimento da investigação. Para tanto; contamos com a colaboração de três escolas públicas da cidade de Santa Maria-RS; uma da rede municipal e duas da rede estadual de ensino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental; neste caso os documentos selecionados para a análise foram os Projetos Político-Pedagógicos e os planos de estudos das escolas. E as entrevistas; as quais foram realizadas contando com a colaboração de nove professoras dos anos em estudo. Da análise de conteúdo desse material emergiram duas categorias: “Construção do currículo voltado para o ensino da lecto-escrita” e “Concretização do currículo voltado para o ensino da lecto-escrita”; as quais colaboraram para/com o aprofundamento e compreensão da temática em estudo. Dessa maneira; podemos dizer que se fazem necessárias transformações na configuração dos currículos voltados para o ensino da língua escrita e; conseqüentemente; na concretização desses a fim de que a qualidade do ensino da língua materna; proporcionando aos educandos a inserção na cultura escrita; seja possível. Nessa direção; destacamos que essas transformações somente serão possíveis se houver comprometimento por parte de todos os envolvidos com a escola; uma vez que a necessidade de mudar possa ser despertada avaliando-se a realidade que se tem; projetando a realidade que se deseja e; dessa forma; ações para o alcance da nova realidade sejam buscadas coletivamente. Assim; ressaltamos também a importância do papel das professoras envolvidas com o ensino da lecto-escrita e em função disso destacamos a importância da formação continuada dessas como possibilidade de ampliação e aprofundamento do processo de produção da docência. Acreditamos que essa formação pode ocorrer no âmbito da escola; através de ações que promovam estudos coletivos; de maneira que as professoras juntas possam ter contato com as produções acerca das diferentes temáticas que se relacionam com a alfabetização e o currículo. Enfim; que através do compartilhamento de idéias possam discutir; refletir e compreender para (trans)formar e (trans)formarem-se. Palavras-chave: alfabetização; cultura escrita; currículo; leitura e escrita iniciais. RESUMO Dissertação de Mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Santa Maria O CURRÍCULO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA CULTURA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO VOLTADO PARA O 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AUTORA: FRANCISCA LIMA RODRIGUES ORIENTADORA: DORIS PIRES VARGAS BOLZAN Data e Local da Defesa: Santa Maria; 16 de junho de 2008. Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Currículo; ensino e práticas escolares”; do Programa de Pós-Graduação em Educação; da Universidade Federal de Santa Maria e teve como foco compreender a organização do currículo voltado para o ensino da língua escrita no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e sua relação com a construção da cultura escrita na alfabetização. Com a intenção de alcançar os objetivos propostos e obter uma aproximação ao problema de pesquisa buscamos na abordagem qualitativa de pesquisa; mais especificamente no estudo de caso múltiplo; subsídios para o desenvolvimento da investigação. Para tanto; contamos com a colaboração de três escolas públicas da cidade de Santa Maria-RS; uma da rede municipal e duas da rede estadual de ensino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a análise documental; neste caso os documentos selecionados para a análise foram os Projetos Político-Pedagógicos e os planos de estudos das escolas. E as entrevistas; as quais foram realizadas contando com a colaboração de nove professoras dos anos em estudo. Da análise de conteúdo desse material emergiram duas categorias: “Construção do currículo voltado para o ensino da lecto-escrita” e “Concretização do currículo voltado para o ensino da lecto-escrita”; as quais colaboraram para/com o aprofundamento e compreensão da temática em estudo. Dessa maneira; podemos dizer que se fazem necessárias transform

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSM/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 791.91 KB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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