O Currículo E A Sala De Aula: Um Olhar Sobre As Diferenças Nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental – Ana Paula Braz Maletta

Acessar

Resumo:

Trata-se de um estudo sobre a recontextualização do currículo na sala de aula das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. A principal questão da pesquisa foi investigar como o currículo é posto em prática e se ele atende ou não às diferenças dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se avançar na compreensão das relações entre o currículo prescrito e o currículo que se desenvolve em sala de aula; compreendendo a lógica destas práticas e das alternativas sugeridas para o enfrentamento das diferenças que aparecem na sala de aula; chamando atenção para aquelas que exigem do professor uma atenção mais particularizada para efetivar o processo de ensino e aprendizagem. Para realização deste trabalho; os estudos da chamada Teoria Crítica do Currículo e suas bases na Sociologia da Educação foram fundamentais. Neste sentido; me apoiei nas contribuições apontadas por Forquin; Goodson; Apple e Sacristán. Além disto; tomo os referenciais de Adorno; Vilela; Moreira e Silva para discutir a problemática da inclusão sob a ótica das diferenças. A partir destes teóricos; outros estudos curriculares e no campo educacional também foram buscados. A investigação empírica desenvolveu-se em uma escola da rede privada de Belo Horizonte; tendo como foco de investigação as Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Como principal instrumento de coleta de dados foi utilizada a observação do processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em sala de aula. A argumentação central da pesquisa é a de como o Currículo inclui e exclui aqueles alunos que apresentam ritmos de aprendizagem diferenciados; ou seja; que necessitam de um tempo diferente para aprender e que muitas vezes não encontram espaço dentro da escola ou a mesma nada flexibiliza para eles; quando as variáveis: tempo; aprendizagem e diferenças são tratadas como sendo problema dos alunos. O trabalho conclui que a escola coloca seu enfoque na aprendizagem e não no ensino e esta conduta acaba desencadeando práticas de ensino excludentes. Além disto; a seleção do conhecimento apresenta-se superficial e fragmentada.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: PUC/MG/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 26.58 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Currículo E A Sala De pdf
  • livro O Currículo E A Sala De baixar
  • livro O Currículo E A Sala De epub
  • livro O Currículo E A Sala De comprar
  • livro O Currículo E A Sala De online
  • livro O Currículo E A Sala De mobi
  • livro O Currículo E A Sala De download