O Currículo De Língua De Sinais Na Educação De Surdos – Carolina Hessel Silveira

Acessar

Resumo:

O tema desta dissertação de mestrado é o currículo da disciplina de Língua de Sinais nos anos iniciais da educação escolar de surdos; em escolas do Rio Grande do Sul que atendem surdos. Seu objetivo principal foi fazer uma análise crítica dos currículos existentes nessas escolas e das representações desses currículos apresentadas pelos professores surdos que trabalham com a disciplina; englobando suas dificuldades; suas expectativas; a relação que estabelecem com a identidade surda e a cultura surda. As bases teóricas foram buscadas nos Estudos Culturais em educação; nos Estudos Surdos; assim como nas teorias sobre currículo. O estudo de Língua de Sinais no ensino de surdos está envolvido na construção de identidades surdas e no seu empoderamento. A metodologia utilizada consistiu na análise de cinco currículos coletados em cinco escolas que têm Língua de Sinais em sua grade curricular e em entrevistas com 10 professores dessa disciplina nas referidas escolas. A análise dos currículos mostrou certa diversidade – em alguns há repetição de conteúdos de uma série para outra; em outros já se nota uma preocupação com questões de cultura surda e identidade; mas alguns deles abrangem conteúdos que não dizem respeito nem à LS; nem à cultura surda; mas ao disciplinamento dos surdos; em geral. Nas entrevistas; os professores se mostraram conscientes da importância do estudo da Língua de Sinais para a constituição da identidade surda; apesar de se sentirem; às vezes; sozinhos na elaboração do currículo. Julgam que ele precisa ser modificado; ampliado e conectado à outras políticas surdas – maior presença de professores surdos nas escolas para surdos; fortalecimento das associações de surdos; entre outros. De maneira geral; os professores surdos enfatizam a importância do ensino de LS no empoderamento dos alunos surdos e a necessidade de um maior aprofundamento teórico. Os dados apresentados nas análises podem auxiliar as discussões sobre dificuldades; avanços e problemas da formação de professores de Letras/LSB para alunos surdos.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/EDUCAÇÃO
  • Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2006
  • Tamanho: 1.58 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Currículo De Língua De Sinais pdf
  • livro O Currículo De Língua De Sinais baixar
  • livro O Currículo De Língua De Sinais epub
  • livro O Currículo De Língua De Sinais comprar
  • livro O Currículo De Língua De Sinais online
  • livro O Currículo De Língua De Sinais mobi
  • livro O Currículo De Língua De Sinais download