O Cultural Na Aula De Português Como Segunda Língua A Partir Das Ações De Uma Professora Em Uma Escola Bilíngüe De Brasília: Um Estudo De Caso – Leandro Dias Carneiro Rodrigues

Acessar

Resumo:

Cultura é um assunto vasto e tem sido fonte de pesquisa de diversas áreas do conhecimento e foco de investigação na área de ensino e aprendizagem de línguas. Todavia; cultura tem várias acepções. Algumas delas são as de registros de costumes; música; culinária; valores de um povo; entre outros. Muitos destes aspectos são investigados sob a perspectiva estática; presente no material didático ou como curiosidade e acessório no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Partir da concepção da cultura como a própria realização da língua; em um contexto específico de uso; sob a perspectiva comunicativa; é o enfoque que esta pesquisa busca. O presente trabalho trata da investigação acerca do cultural no momento da aula a partir das ações de uma professora; facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem de uma língua e de cultura no contexto de uma escola bilíngüe. O estudo foi realizado com base nas teorias de cultura; ensino e aprendizagem de língua; abordagens de ensino e aprendizagem de línguas; em específico; a Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN). O método da investigação é a etnografia com base interpretativista; por meio dos instrumentos de observações de aulas e notas de campo; entrevista e conversas com a professora-sujeito da pesquisa; e questionário. Os resultados mostram que a professora considera o ensino da cultura; apesar de não ter conhecimento acerca da Abordagem Comunicativa Intercultural (ACIN); possibilita; a partir de suas ações; momentos culturais significativos. Portanto; a partir deste estudo; almeja-se que novas pesquisas e olhares sob o fenômeno língua-cultura sejam aflorados; pois este assunto é de riqueza inesgotável e é objetivo de nós; professorespesquisadores; aperfeiçoar e pensar acerca do fenômeno cultura na linguagem; além de buscar lucidez em nossas ações para um processo de ensino e aprendizagem de língua efetivo. Deste modo; sugere-se tratar o fenômeno língua e ensino de língua além da mecanicidade de se proferir palavras e se combinar elementos a partir de um repertório próprio. A cultura dá vida à língua. Ela estabelece os caminhos da comunicação humana.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UNB/LINGÜÍSTICA APLICADA
  • Área de Conhecimento: LINGÜÍSTICA
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2008
  • Tamanho: 33.13 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

Faça download do ebook em PDF:

Recomendamos para você

Abaixo você vai encontrar uma lista de livros que na nossa opinião podem ser interessantes para você.

São itens relacionados a esta oferta que você provavelmente vai gostar. Dá uma olhada! 👌

Termos relacionados

  • livro O Cultural Na Aula De Português pdf
  • livro O Cultural Na Aula De Português baixar
  • livro O Cultural Na Aula De Português epub
  • livro O Cultural Na Aula De Português comprar
  • livro O Cultural Na Aula De Português online
  • livro O Cultural Na Aula De Português mobi
  • livro O Cultural Na Aula De Português download