O Cuidado Prestado À Criança Pela Família E Comunidade Indígena Na Percepção Dos Profissionais De Saúde – Lucineia Ferraz

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Resumo:

Este estudo teve como objetivos levantar as percepções dos profissionais das equipes de saúde da família sobre os cuidados que a família e comunidade indígena prestam às suas crianças e levantar as percepções dos profissionais das equipes de saúde da família sobre o cuidado profissional na assistência às crianças indígenas. Foram utilizados alguns conceitos do referencial teórico de Madeleine Leininger e as políticas nacionais relacionadas a saúde dos povos indígenas, saúde da criança e atenção básica. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa do qual participaram nove profissionais de saúde de duas equipes da ESF atuantes em terras indígenas, no estado de Santa Catarina. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados segundo a proposta de análise de Leininger. Os resultados apontam que os informantes são profissionais jovens e estão há pouco tempo nas equipes, o que evidencia uma alta rotatividade nas mesmas. Destaca-se a falta de formação específica para atender essa população. Na percepção dos profissionais sobre os cuidados prestados as crianças, identificam que o principal cuidador é a mãe, que conta com o apoio familiar e comunitário. O cuidado no qual há maior concordância entre os profissionais e a população atendida é o aleitamento materno. As crianças recebem mais cuidados nos primeiros meses de vida, entretanto, à medida que elas crescem precisam “se virar sozinhas”. Com relação a percepções sobre as suas próprias atividades no cuidado às crianças indígenas, destacaram-se as contradições entre o desejo de respeitar as crenças, as práticas e a ansiedade da resolutividade dos cuidados profissionais. Foram enfatizadas pelos informantes as dificuldades na comunicação entre trabalhador e população assistida. Os profissionais avaliam os cuidados familiares prestados a criança indígena na perspectiva de sua cultura profissional e demonstram dificuldades em avaliar esses cuidados na perspectiva da cultura das famílias. Ao final, acredita-se que conhecer os sistemas de cuidado popular é uma estratégia importante para auxiliar o sistema profissional a planejar uma assistência sensível ao modelo transcultural do cuidado em saúde. Para tanto, a formação profissional em saúde deve considerar que, para uma assistência congruente, faz-se necessário o (re)conhecimento e valorização das diversidades culturais de viver e cuidar em saúde.

Detalhes:

  • Categoria: Teses e dissertações
  • Instituição: UFSC/ENFERMAGEM
  • Área de Conhecimento: ENFERMAGEM
  • Nível: Mestrado
  • Ano da Tese: 2010
  • Tamanho: 1.19 MB
  • Fonte: Portal Domínio Público

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